Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 20 de maio, o vereador Rogério dos Santos (Republicanos) se manifestou sobre a situação da dos ônibus escolares do município de Brusque. O parlamentar comentou na tribuna um acidente ocorrido na última quinta-feira, 15, envolvendo um destes ônibus. O veículo perdeu a roda ao descer uma rua íngreme no Loteamento Planalto.
Para ele, a atual situação da frota é uma irresponsabilidade, com veículos em condições precárias mesmo estando rodando há pouco tempo, como este envolvido no acidente que, segundo ele, seria do ano 2020 ou 2021. “Se eu tenho filhos em idade escolar, eles não adentram nesses ônibus. Só um pai fez reclamação ao jornal O Município, mas tinha dezenas de crianças aí dentro”, chamou a atenção.
Rogério destacou que o Brusque tem previsto o orçamento de R$ 1 bilhão para este ano, mas que o poder público municipal não está investindo na manutenção e renovação da frota. “Nós temos ônibus de 2009 rodando, sem manutenção. E se acontece um acidente? Poderia ter subido numa calçada, poderia ter tombado, machucado algumas crianças, até ocorrido mortes. Que compre um ou dois ônibus por ano ou mande fazer as manutenções destes veículos, mas isso não pode acontecer, pois está numa situação caótica. Brusque não merece isso, andando nessas carroças”, protestou.
Para o vereador, falta gestão da administração municipal e há diferenças entre os veículos próprios da prefeitura e a frota que pertence à empresa concessionária do transporte público. “Os ônibus terceirizados estão todos em bom estado, lavados, com manutenção em dia, já esses não estão nem passando pelo Departamento de Trânsito, que tem que fazer uma vistoria duas vezes por ano”, denunciou.
E.E.F Padre Theodoro Becker
No uso da tribuna, Rogério dos Santos também levantou o problema pelo qual passa a Escola de Ensino Fundamental Padre Theodoro Becker, no Bateas, em relação à ausência e rotatividade de professores de Língua Portuguesa, Matemática e Inglês.
Texto: Aline Bortoluzzi/Imprensa Câmara Brusque
Assista ao pronunciamento do vereador na íntegra: