O lander lunar Resilience tirou uma nova foto do polo sul da Lua. A imagem foi publicada pela japonesa ispace na quinta-feira (22), mostrando um pouco da visão da espaçonave enquanto se prepara para tentar pousar na superfície do nosso satélite natural em junho.
- Resilience | Módulo japonês chega à órbita da Lua antes de pouso histórico
- SpaceX vai lançar outro lander privado à Lua em 2024
“O Resilience tirou essa foto do polo sul da Lua da órbita lunar, capturando o terreno irregular de várias formações geológicas da superfície (que alguns podem dizer que se parecem com queijo quando vistas de longe)”, brincaram os oficiais da missão na publicação.
Na legenda, acrescentaram também que a foto traz uma ilusão de ótica para alguns. “Embora a foto esteja repleta de crateras côncavas, nesta orientação pode parecer que elas são convexas. O que você vê: crateras ou elevações?”
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Confira a foto e a “ilusão” mencionada:
Say “cheese”! 🧀🌕📷
RESILIENCE status: nominal
Distance above the Lunar surface: between ca. 100 km and 2,300 km
Current orbital phase: Lunar orbiting phase, osculating between ca. 3,200 km/h and 6,800 km/hRESILIENCE snapped this photo of the Moon’s South Pole from lunar… pic.twitter.com/9fi1wGg2AY
— ispace (@ispace_inc) May 22, 2025
Lançado em janeiro com um foguete Falcon 9, da SpaceX, o Resilience viajou ao espaço junto do lander Blue Ghost, da Firefly Aerospace. Este pousou na Lua em 2 de março, tornando-se a segunda espaçonave comercial a pousar em nosso satélite natural.
Já o Resilience deve descer em 5 de junho a Mare Frigoris (“Mar do Frio”), uma planície vulcânica no hemisfério norte da Lua. Ele leva em seu interior cinco cargas úteis de tecnologia e ciência, além do pequeno rover Tenacious, que vai tentar coletar amostras de regolito lunar.
O pouso é aguardado com grande expectativa, já que este é o segundo lander que a ispace envia ao nosso satélite natural — o primeiro foi o Hakuto-R, lançado em 2023, mas seus sistemas foram confundidos pela borda de uma cratera. O resultado? A sonda se chocou com a superfície lunar.
Leia também:
Ponto Nemo: lander tira foto do lugar mais remoto da Terra visto do espaço
Japão publica foto da Lua tirada por seu lander SLIM após pouso
Vídeo: A Lua está enferrujando?
Leia a matéria no Canaltech.