Conhecido como um dos jurados do MasterChef Brasil, o chef Erick Jacquin revelou estar sendo vítima de um golpe na internet. Uma página está usando sua imagem e nome para vender um livro falsamente atribuído a ele.
O site promove a obra intitulada 100 Receitas do Chef Jacquin, acompanhada de uma frase supostamente assinada pelo francês. De acordo com a descrição, o livro traria “receitas originais” do chef, “técnicas avançadas, dicas profissionais e histórias inéditas da carreira”.
Jacquin afirma que nunca autorizou o uso de seu nome ou imagem e que o conteúdo do livro não tem qualquer relação com ele.
Leia também
-
Celebridades
Érick Jacquin relembra trauma de sequestro: “Cativeiro por dois dias”
-
Celebridades
Jacquin “apadrinha” menino abandonado pela mãe após programa
Ao tomar conhecimento do golpe, o chef Erick Jacquin registrou um boletim de ocorrência, ao qual o Metrópoles teve acesso. O documento denuncia os crimes de estelionato e uso indevido de imagem.
Segundo Rodrigo de Natale, advogado do caso e representante do escritório De Natale Advogados Associados, todas as medidas cabíveis já foram iniciadas.
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
Erick Jacquin
Reprodução/Band2 de 4
O chef Erick Jacquin
Reprodução3 de 4
Érick Jacquin
Divulgação4 de 4
Erick Jacquin
Reprodução / Instagram
“Evidentemente, esse livro de receitas não foi feito por ele. Fizemos o boletim de ocorrência, notificamos a plataforma para que retirasse a publicação do ar, solicitamos o rastreamento dos IPs vinculados à página, e tanto medidas cíveis quanto criminais serão tomadas após a identificação dos responsáveis”, afirmou o advogado.
De Natale explicou ainda que os envolvidos podem ser condenados a pagar indenização por danos morais. “A lei protege uma série de direitos: o nome, a imagem e, eventualmente, conteúdos que estejam sob direitos autorais, como receitas, livros e histórias.”
O advogado também levantou a suspeita de que o livro sequer exista fisicamente. “É bem provável que esse livro nem seja entregue. Ou seja, além do uso indevido da imagem e da personalidade do Jacquin, trata-se de uma fraude — como tantas outras que vemos na internet”, completou.
Jacquin é uma das figuras mais conhecidas da televisão brasileira por integrar o júri do MasterChef Brasil, ao lado de Henrique Fogaça e Paola Carosella.
Atualmente, o francês comanda o reality Pesadelo na Cozinha, onde ele dá consultoria a restaurantes que estão à beira da falência.