A Palma de Ouro do Festival de Cannes foi definida neste sábado (24/5). O vencedor do prêmio foi o filme A Simple Accident, dirigido pelo iraniano Jafar Panahi. O diretor, que ganhou projeção internacional com filmes como O Balão Branco (1995), Isto Não é um Filme (2011) e Táxi (2015), é perseguido no país natal dele e não quis divulgar detalhes da produção.
2 imagens
Fechar modal.
1 de 2
Palma de Ouro
Divulgação
2 de 2
A Simple Accident, vencedor da Palma de Ouro em 2025
Leia também
-
Cinema
O Agente Secreto conquista prêmio da crítica Festival de Cannes
-
Cinema
Sucesso em Cannes, O Agente Secreto usou recursos da Lei Rouanet?
-
Cinema
O Agente Secreto: Kleber Mendonça Filho ganha Cannes de melhor diretor
-
Cinema
Wagner Moura ganha Cannes de melhor ator com O Agente Secreto
Na web, entretanto, a trama sugerida de A Simple Accident envolve um evento do acaso, que faz com que os caminhos de um homem de família e um mecânico se cruzem. O homem (Ebrahim Aziz) não percebe, mas é reconhecido pelo dono da oficina (Vahid Mobasseri) onde leva seu carro para um conserto.
O mecânico começa a seguir o misterioso estranho e acaba sequestrando-o, convencido de que ele é o homem que o torturou na prisão, enquanto estava sob custódia do Estado. Ele quer matá-lo, porém como não tem certeza completa da identidade do homem, acaba recrutando outros conhecidos para ajudá-lo – e não é que muita gente também foi torturada por ali?
Nesses momentos em que estranhos se juntam à busca do mecânico pela confirmação da identidade do homem. As reviravoltas do roteiro ficam a um passo do surreal e ganham tons cômicos.
O Agente Secreto em Cannes
O filme brasileiro O Agente Secreto não ganhou o principal prêmio, mas foi premiado com os Cannes de melhor ator (Wagner Moura) e melhor diretor (Kleber Mendonça Filho) no festival.
Além disso, a produção também foi premiada com o troféu da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci) e o Art et Essai, concedido pela Associação Francesa de Cinema d’Art et d’Essai (AFCAE), no Festival de Cannes, na França.