Lula critica preço do gás e promete gratuidade do botijão para população de baixa renda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou neste sábado (24), durante evento em Campo Verde, no Mato Grosso, que o governo federal vai garantir gás de cozinha gratuito para famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). A proposta, segundo ele, beneficiará cerca de 22 milhões de famílias.

Lula criticou o preço atual do botijão de gás, afirmando que “não tem explicação” e que “alguém está ganhando muito”. A medida provisória (MP) que cria o programa “Gás para Todos” deverá ser apresentada ainda neste mês.

“Gás para Todos” substituirá o Auxílio-Gás

A nova iniciativa, elaborada desde o ano passado, prevê isenção total do pagamento do botijão de gás para famílias de baixa renda. Atualmente, o Auxílio-Gás repassa, a cada dois meses, o valor integral do botijão às famílias cadastradas, seguindo o calendário do Bolsa Família.

O financiamento do novo programa ainda gera debates dentro do governo. O Ministério de Minas e Energia defende que os recursos sejam provenientes do Fundo Social do pré-sal, enquanto o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sugere custeio pelo Orçamento.

Governo amplia gratuidade também na conta de luz

Além da gratuidade no gás de cozinha, Lula destacou outra medida já anunciada nesta semana: a ampliação da isenção da conta de luz para até 60 milhões de pessoas. A medida beneficia famílias do CadÚnico com consumo mensal de até 80 kWh, além de indígenas, quilombolas e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Durante o mesmo evento, o presidente também anunciou a criação de uma nova linha de crédito para reformas de moradias. “Quem quiser fazer reforma na sua casa, vai ter condição de fazer, porque essa é uma coisa que é necessária”, afirmou.

O anúncio foi feito durante o lançamento do Programa Solo Vivo, que prevê R$ 42,8 milhões em investimentos para recuperar áreas degradadas e fortalecer a agricultura familiar no Mato Grosso.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.