A transformação da inteligência artificial traz um desafio de dentro para fora nas empresas: a requalificação profissional. A capacitação de colaboradores é determinante no âmbito corporativo e o futuro é promissor para quem se adaptar às mudanças, apontou a diretora de engenharia de clientes de IA do Google Cloud para América Latina, Fernanda Jolo, durante o painel “Além do hype da IA: o poder dos agentes para revolucionar negócios” na Gramado Summit 2025.
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A diretora destacou na apresentação os dados do relatório “Futuro do Trabalho 2025”, do Fórum Econômico Mundial. O levantamento mostrou que, para 63% dos empregadores, a lacuna de habilidades no mercado de trabalho é a principal barreira à transformação dos negócios. Nesse cenário, 84% dos recrutadores da América Latina e do Caribe planejam investir no aprimoramento das equipes.
“A gente tem que se inovar e constantemente. E todas as empresas já perceberam isso. Inovar requer que as pessoas estejam habilitadas”, pontuou no evento. Ela destacou três habilidades para o futuro:
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- Letramento tecnológico
Apesar de a faculdade trazer uma base importante de conhecimento e “abrir portas”, o curso superior já não basta, indicou a executiva em conversa com o Canaltech.
“O mais importante é a atualização. Então, encontrar pessoas que sejam referências no mundo que você gosta de seguir, que traga temas novos. Hoje tem cursos disponíveis no YouTube de forma gratuita, Coursera e várias outras plataformas. Acho que o mais importante é se manter atualizado ao longo dos anos e construir redes, saber a quem e onde recorrer no momento que você enfrenta um desafio”, afirmou Jolo.
A era ‘agêntica’ da IA
Na visão do Google Cloud, desde 2017 a IA passou por algumas eras de evolução. O “hype” acontece em 2023 quando as pessoas passam a usar a IA não apenas dentro dos produtos, mas também como forma conversacional e de pesquisa.
Nesse mesmo período, a diretora da companhia conta que muitas empresas se viram com dificuldades de como aplicar IA na prática. Segundo ela, as perguntas certas a serem feitas nesse caso são: “quais são as dores da minha empresa e quais são as prioridades do meu negócio?”
A partir de 2024, as empresas começam a encontrar o caminho. O foco se tornou a integração e o investimento em inteligência artificial. Fernanda Jolo explicou que, hoje, vivemos a era ‘agêntica’, ou seja, o desenvolvimento de agentes de IA dentro das empresas que atendem diferentes áreas, desde os recursos humanos até o marketing.
“Muitos deles surgem como agentes simples de busca, sumarização, classificação, recomendação, que aportavam muito valor”, exemplificou. Com isso, em 2025, passamos à era da integração desses agentes, afirmou a diretora.
Ferramentas e treinamentos novos
No painel, a representante do Google Cloud também mencionou que a ferramenta Google Agentspace surge exatamente dessa necessidade das empresas em rodar agentes de IA.
A plataforma oferece uma integração segura de sistemas, fazendo buscas internas em ferramentas colaborativas empresariais da Microsoft e até mesmo o aplicativo de mensagens corporativas Slack, entre outras. A ferramenta é indicada pela diretora tanto para tarefas de desenvolvimento quanto de marketing.
Os agentes disponíveis são: o padrão, que atende a comandos mais simples como a criação de um pitch de marketing ou informações sobre o negócio; o pré-construído, que é mais especializado e atende a pesquisas mais complexas e legislações de proteção de dados; e por último, o customizado, desenvolvido pelos usuários e que pode servir para gerir projetos e gerenciar cronogramas.

Outra indicação feita pela executiva são os cursos de IA do programa Skills Boost do Google Cloud. A plataforma oferece opções gratuitas e pagas de treinamento e certificação voltadas ao público geral e às lideranças.
“Mais do que uma exigência, as empresas estão vendo o valor de como isso [a adoção da IA] aumenta produtividade, satisfação dos clientes, dos colaboradores que se dedicam em coisas muito mais produtivas e realizadoras do em tarefas que antes não agregavam nenhum valor. E não podem ficar para trás”, frisou.
Veja a cobertura completa do Canaltech na Gramado Summit 2025:
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