Assista à primeira corrida de jet suit do mundo, em Dubai

Na quarta-feira (28), a primeira corrida de “jet suit” (espécie de traje voador a jato) do mundo foi realizada. A disputa inédita, com cara de ficção científica, ocorreu no porto de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e foi transmitida para milhões de espectadores.

  • Policial voador estilo Homem de Ferro pode se tornar realidade na Inglaterra
  • Mochila-helicóptero pode substituir jetpack tradicional em voo solo

Para a competição, foram recrutados oito esportistas que vestiram a mochila com propulsor a jato de alta potência e percorreram todo o trajeto, evitando os obstáculos colocados na água.

A seguir, confira o vídeo da primeira corrida do mundo de jet suit, em inglês:


Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.

 

Como é possível perceber, durante a corrida, não foram identificados problemas técnicos e nem acidentes graves. O único incidente envolveu um dos pilotos que perdeu o controle do traje e caiu na água. 

Primeira corrida mundial de jet suit

Na primeira corrida mundial de jet suit, o campeão foi o britânico Issa Calvon. O segundo e o terceiro lugar do pódio foram ocupados, respectivamente, por Paul Jones e Freddie Hay, também britânicos.

A modalidade esportiva está longe de ser considerada olímpica e nem se cogita a sua inclusão nas Olimpíadas 2024 em Paris, na França, mas o desafio ajuda a criar os primeiros aficionados por essas corridas, capazes de unir alta tecnologia, habilidade de voo e força física do piloto.

Potência do traje a jato

Inspirado no universo dos quadrinhos, como o Homem de Ferro, e na Fórmula 1, os trajes usados pelos competidores contêm cinco conjuntos de propulsão de turbina a gás, instalados nos braços e nas costas, com mais de mil 1.000 cavalos de potência. 

Nas condições ideais, o equipamento da Gravity Industries pode chegar a uma velocidade de 128 km/h, mas não tem autonomia para permanecer no ar por tanto tempo. 

Agora, confira imagens do treino:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Gravity Industries (@takeongravity)

Voando como o Homem de Ferro

Para o fundador e piloto-chefe de testes da Gravity Industries, Richard Browning, os super-heróis da DC Comics e da Marvel, incluindo o Homem de Ferro, criaram um universo único no cinema com CGI (Computer Graphic Imagery) — com aquelas imagens de tirar o fôlego feitas com computação gráfica.

“Chegamos o mais perto que alguém já chegou de entregar isso [essa experiência de ser um super-herói] de verdade”, afirma Browning para a agência de notícias AP News.

 

 

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Círculo de fogo deve se formar no Oceano Atlântico
  • Vídeo mostra construção de cidade faraônica com 170 km no deserto
  • Thor reúne equipe de deuses que simplesmente humilha os Vingadores
  • Fotos da NASA mostram asteroide que passou perto da Terra
  • Justiça de SP determina que a Meta mude de nome no Brasil
  • WhatsApp verde no iPhone? Atualização muda cor do app
Adicionar aos favoritos o Link permanente.