10 atores que foram mal aproveitados nos filmes da Marvel

O Marvel Studios tem um histórico excelente quando o assunto é atrair ótimos atores e atrizes para trabalhar em seus filmes e séries. São dezenas de renomados artistas, ganhadores de Oscar, com carreiras que passam por décadas de bons trabalhos. Só que nem sempre todo esse currículo acaba sendo convertido em qualidade, principalmente quando o roteiro ou mesmo a direção meio mambembe do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) não sabe aproveitar as joias que tem em mãos.

  • Marvel Studios | Calendário com os próximos filmes e séries do MCU
  • O que é o Marvel Spotlight e como ele vai mexer com o futuro do MCU

São vários atores e atrizes de muito renome em Hollywood que se juntam universo de super-heróis e acabam sendo muito mal aproveitados, em papéis que não chegam nem perto do que eles podem representar. Em alguns caso, são tão ruins que acabam sendo marcados por isso. A dupla Bill Murray e Michael Douglas, por exemplo, são ícones do cinema e, graças ao terrível papel que desempenharam em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, ambos foram indicados ao Framboesa de Ouro, a premiação dedicados aos piores do ano.

E eles não são os únicos. Relembra alguns nomes que tinham muito potencial para engrandecer o MCU, mas que ficaram pelo meio do caminho. 


Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.

10. Karl Urban

 

Karl Urban surgiu para o mundo no papel de Eomer, sobrinho do Rei Théoden na trilogia O Senhor dos Anéis. Não demorou muito para o ator ganhar mais papéis em Hollywood, trabalhando em Star Trek e estrelando Dredd.

E, embora ele só tenha alcançado o título de grande astro de Hollywood após sua participação na série The Boys, do Prime Video, ele já tinha um pedigree a mais quando aceitou entrar para o MCU em Thor: Ragnarok. No longa dirigido por Taika Waititi, ele vive Skurge, um guerreiro de Asgard que vira capanga de Hela, interpretada por Cate Blanchett (Tár), a verdadeira vilã da coisa toda.

E esse é o grande problema de sua participação. Ao invés de usar o ator em algo que pudesse marcar mais e aproveitar sua presença em cena, a Marvel preferiu transformá-lo em um capanga genérico, daqueles que aparecem apenas para apanhar e morrer em seguida. Tanto que é bem comum as pessoas esquecerem que o ator esteve em Thor: Ragnarok.

9. Sterling K. Brown

 

Sterling K. Brown já trabalhou em diversas séries para TV, como Supernatural, Brooklyn 99, Supernatural, Maravilhosa Sra Maisel, mas ganhou prêmios com sua atuação em This Is Us e em American Crime Story: O Povo contra OJ Simpson. Recentemente, ele trabalhou em Ficção Americana, filme indicado ao Oscar que rendeu ao próprio Brown uma indicação de Melhor Ator Coadjuvante.

E você lembra que ele trabalhou em Pantera Negra? Sterling K. Brown participou do filme da Marvel como o irmão de T’Chaka e pai do vilão Killmonger. Sua atuação é muito rápida, o que poderia ser argumentado que é apenas uma participação especial, mas o fato de não ser possível se lembrar dele no filme chega a ser criminoso.

8. Natalie Dormer

 

Natalie Dormer ganhou destaque em Hollywood após sua atuação em séries como The Tudors, Game of Thrones, onde interpretou a Rainha Margaery, e pelo seu trabalho em Jogos Vorazes: A Esperança. Em 2011, ela teve um papel minúsculo em Capitão América: O Primeiro Vingador, como uma integrante da missão da Segunda Guerra que envolve Steve Rogers e Peggy Carter.

Sua participação se resume a ser muito bonita, flertar com o Capitão América e provavelmente aplicar o primeiro beijo da vida do rapaz. Fica um desconto para a Marvel nesse caso pois ela ainda estava em um momento de virada da carreira e, por ser um filme da primeira fase do MCU, ainda é possível reaproveitá-la em outro papel. Afinal, ninguém lembra que ela já esteve lá.

7. Julie Delpy

 

A atriz francesa Julie Delpy tem uma longa carreira no cinema, com destaque para a sua atuação como Celine em Antes do Amanhecer, Antes do Pôr do Sol e Antes da Meia Noite, ao lado de Ethan Hawke (Cavaleiro da Lua). 

Então, é surpreendente como uma atriz como ela passa quase despercebida em Vingadores: A Era de Ultron, como a responsável pelo treinamento e transformação de Natasha Romanoff. Só que uma personagem com essa importância não é mais mencionada nos filmes. Nem mesmo no filme da Viúva Negra.

6. Lawrence Fishburne

 

Lawrence Fishburne tem uma longa carreira no cinema, ainda que muitos se recordem mesmo de seu papel como Morpheus na trilogia Matrix. O ator, que também trabalhou na fantástica série Hannibal, fez sua estreia no MCU em Homem-Formiga e a Vespa, interpretando Bill Foster.

Foster é um amigo de Hank Pym e, na juventude, fez testes com suas partículas, atuando como o Golias, aumentando de tamanho. Só que isso não chega a ser mostrado no cinema, onde o personagem já está mais velho. Só que a maneira como o antigo herói é tratado no filme, que o transforma essencialmente em um vilão, é um desserviço às possibilidades de ter um ator como Fishburne no papel.

A Marvel merece um pequeno desconto porque chegou a brincar com a ideia de usar mais o personagem em um dos melhores episódios da animação What If?, em que o ator dublou o herói.

5. Guy Pearce

 

Guy Pearce já atuou em filmes memoráveis, como Los Angeles – Cidade Proibida, Priscilla – A Rainha do Deserto e Amnésia. O ator australiano foi escalado para viver Aldrich Killian em Homem de Ferro 3. O personagem existe nos quadrinhos e é um cientista que cria o vírus Extremis, que se torna um dos pontos centrais da trama da adaptação.

Só que o uso de Pearce dá uma virada esquisita quando é revelado que, na verdade, ele seria um vilão que criou a figura de um terrorista, o Mandarim, colocando um ator para interpretá-lo enquanto atuava nas sombras. Isso é ridículo em vários níveis, porque transforma a atuação de Pearce em algo forçado e ainda vai contra a ideia da existência do Mandarim de verdade.

Felizmente, a Marvel percebeu o erro e introduziu o vilão em Shang Chi e a Lenda dos Dez Anéis, tornando a participação de Pearce mais inútil ainda.

  • Assine a Disney+ aqui e assista a títulos famosos da Marvel, Star Wars e Pixar quando e onde quiser!

4. Christopher Eccleston

 

Christopher Eccleston participou de longas como Cova Rasa, Extermínio e séries como The Leftovers e a quarta temporada de True Detective, mas é mais lembrado por ser o Nono Doutor de Doctor Who. Eccleston também foi o vilão de Thor: Mundo Sombrio, algo que provavelmente você não se lembra e, considerando que é um filme ruim, até a Marvel deve tentar esquecer.

Eccleston interpretou Malekith, o líder dos Elfos Negros e inimigo do Deus do Trovão. Apesar de seu visual amedrontador, o vilão é uma desculpa para o Thor usar seus poderes e desenvolver seu relacionamento com o meio-irmão, Loki. Isso torna qualquer tentativa de dar profundidade ao trabalho do ator.

Junte isso ao fato que Eccleston revelou em entrevistas que várias cenas que gravou ficaram de fora do filme, e trabalhavam bem melhor os motivos pelos quais o vilão quer se vingar do Thor.

3. Ben Mendelsohn

 

Falar que Ben Mendelsohn foi completamente mal aproveitado pode parecer uma mentira, já que ele tem papéis de destaque nas duas produções em que trabalhou com o Marvel Studios. Atuando em Capitã Marvel e sendo um dos únicos destaques positivos de Invasão Secreta, o ator brilhou no papel de Talos, um Skrull que trabalha ao lado de Nick Fury.

A eliminação do personagem pode indicar que de fato, a Marvel não tinha mais o que fazer com ele, mas Mendelsohn é um ator tão interessante que até mesmo a ideia que ele próprio já alardeou de quer voltar ao MCU deixa qualquer um empolgado.

2. Mads Mikkelsen

 

Mads Mikkelsen é um excelente ator dinamarquês que tem uma carreira bastante interessante, trabalhando em diversos gêneros e tendo um estilo bastante próprio na maneira como atua. Destaque em filmes como Cassino Royale, na série Hannibal e em games, como Death Stranding, o ator também interpretou o vilão Kaecilius em Doutor Estranho. Isso sem citar o fato de que ele virou um dos queridinhos da internet.

Como acontece com a maioria dos vilões do Marvel Studios, ele traz uma motivação que nunca é bem explorada e é eliminado sem muita cerimônia pelo herói. Apontado por muitos como o Doutor Destino perfeito que nunca teremos no cinema, o ator também já revelou que voltaria a participar de filmes baseados em quadrinhos pois se divertiu muito. O homem está pronto, Marvel.

1. Christian Bale

 

Um dos maiores desperdícios do Marvel Studios é certamente Christian Bale. A escalação do ator que já foi ninguém menos do que o Batman para viver Gorr, o Carniceiro dos Deuses no quarto filme do Thor parecia inspirada, já que é um personagem que combina com o intenso ator.

Porém, Thor: Amor e Trovão trouxe todos os problemas que Taika Waititi poderia reunir com seu estilo de escrita e direção, acabando com o personagem e com a atuação de Bale.

O filme ainda engana, já que a introdução de Gorr é claramente a melhor parte do longa e mostra o poder que o ator poderia ter com o personagem, mas isso só é mostrado novamente na resolução da história. O miolo é um amontoado de piadinhas cretinas e um dos melhores atores de sua geração sendo desperdiçado no meio delas — bem ao estilo Waititi —, jogando fora tudo o que o talento de Bale poderia oferecer.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Círculo de fogo deve se formar no Oceano Atlântico
  • Vídeo mostra construção de cidade faraônica com 170 km no deserto
  • Thor reúne equipe de deuses que simplesmente humilha os Vingadores
  • Fotos da NASA mostram asteroide que passou perto da Terra
  • Justiça de SP determina que a Meta mude de nome no Brasil
  • WhatsApp verde no iPhone? Atualização muda cor do app
Adicionar aos favoritos o Link permanente.