Chuva em SP: temporal deixa mais de 44 mil imóveis sem luz no ABC

São Paulo — O temporal que atingiu as cidades da região do ABC, na Grande São Paulo, deixou mais de 44 mil endereços sem energia elétrica na tarde desta segunda-feira (31/3).

Segundo a Enel, companhia responsável pela distribuição da eletricidade na capital paulista e em 23 cidades da região metropolitana, ao somar as sete cidades do ABC – São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano, Mauá, Diadema, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires – o número de clientes impactados chega a 44.175.

O caso mais grave na área é em Santo André. O município já registra 24.749 endereços sem energia elétrica. O número corresponde a mais de 6% do total de habitantes.

Em números absolutos, a cidade de São Paulo aparece com mais moradores afetados. Até a atualização divulgada pela empresa às 17h26, a capital paulista tem quase 38 mil imóveis no escuro.

Em porcentagem de moradores afetados, a cidade de Jandira, na Grande São Paulo, está com quase 20% da população sem luz, sendo o maior registro dentro da área de atuação da Enel.


Estragos da chuva

  • A região do ABC entrou em estado de atenção por volta das 15h40. As cidades mais afetadas foram Mauá e Santo André com índices de chuva de 131 e 84 mm, respectivamente, nas últimas três horas.
  • A estação Santo André da Linha 10-Turquesa da CPTM foi invadida pela forte chuva. Passageiros registrara alagamentos na plataforma de entrada e nos trilhos.

Veja:

 

  • O site da companhia de trens informou que a operação da linha acontece parcialmente. “Por motivo de alagamento na via, os trens estão circulando entre as estações Utinga e Mauá.”
  • Segundo a Defesa Civil estadual, equipes de proteção e da Defesa Civil municipal estão em campo realizando vistorias e monitorando as áreas.
  • Ainda conforme o órgão, por volta das 14h, houve alagamento na Avenida dos Estados, além de transbordamento do Córrego Guarará e do Rio Tamanduateí, locais que também passam por vistorias.
  • Em Mauá, um desabamento aconteceu por volta das 14h35 no Jardim Zaíra. Três viaturas do Corpo de Bombeiros atuaram na ocorrência.
  • De acordo com a Defesa Civil, as fortes chuvas ainda causaram diversos pontos de alagamento, queda de árvores e extravasamento do Rio Corumbé. Não há informações de vítimas.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.