As origens da Macondo de Gabriel García Márquez

Chega às livrarias em 10 de junho um livro que reúne textos de Gabriel García Márquez publicados em quase duas décadas que precederam o lançamento de sua obra-prima, o romance “Cem anos de solidão”, publicado em 1967.

A antologia do mestre do realismo mágico mostra como ele construiu o cenário e o universo do livro, cereja do bolo da obra que o levou a vencer o Prêmio Nobel de Literatura, em 1982.

“A caminho de Macondo”, referência à mítica cidade na qual se ambienta o romance, reúne textos de García Marquez veiculados em colunas de jornais e revistas entre 1950 e 1954, alguns com a indicação “apontamentos para um romance”, e a íntegra de obras como “A revoada (o enterro do diabo)”, de 1955; “Ninguém escreve ao coronel”, de 1961; “Os funerais da Mamãe Grande”, de 1962; “O veneno da madrugada (a má hora), de 1966.

A obra, que mostra o processo de criação de um dos maiores clássicos da literatura latino-americana, com seus personagens e cenários, será lançada pela editora Record.

A jornalista Alma Guillermoprieto assina o prefácio do livro, que inclui nota editorial de Conrado Zuluaga, especialista na obra de García Marquez.

 

Já segue a coluna no Instagram? E no Twitter?

Adicionar aos favoritos o Link permanente.