O Discord anunciou mudanças na estrutura do app para voltar às origens: o objetivo da empresa é melhorar a experiência com games na plataforma, no lugar de focar na criação de comunidades. Algumas das medidas incluem melhoria na latência, mais atividades nos servidores e um novo aspecto visual para facilitar a busca por chamadas em grupo.
- Discord amplia Missões para mais desenvolvedores de games
- Como mudar o nome no Discord | Guia Prático
Em nota oficial, o CEO do Discord, Jason Citron, explica que os jogos são um meio de entretenimento de destaque para o cenário da internet daqui a 10 anos: os títulos com multijogador online estão cada vez mais populares e os aparelhos estão mais poderosos para rodar jogos em alta qualidade, principalmente no segmento dos dispositivos móveis. Por isso, a necessidade de tornar o Discord protagonista no segmento dos games.
O CEO informa que 200 milhões de pessoas usam o aplicativo por mês e 90% da base de usuários joga alguma coisa, com um total de 1,5 bilhão de horas gastas em diferentes títulos. Além disso, o usuário em média passa o tempo na plataforma em conversas com grupos de 5 a 15 pessoas.
–
Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–
O que muda no Discord
As mudanças no app têm o objetivo de transformá-lo num “lugar que fortalece amizades por meio de jogos e interesses comuns”, de acordo com Citron. Para isso, o Discord via reformular a experiência de abrir a plataforma e simplificar o caminho para entrar nos bate-papos logo após a inicialização — porém, a empresa ainda não explica como isso será feito.
O Discord também melhorou a velocidade e a potência para otimizar a conversa, com redução da latência e do lag da transmissão Go Live, além de um novo cliente de desktop de 64 bits. No caso dos dispositivos móveis, uma nova atualização colocou servidores e mensagens diretas no mesmo lugar para facilitar a navegação, além de adicionar novos comandos para a edição da imagem.
A empresa também quer ampliar a presença em diferentes plataformas — já existe um app para Xbox Series S|X e no PlayStation 5, mas o objetivo é adicionar mais recursos por lá, como a opção de transmitir jogos do Xbox e incluir bate-papos em voz nos consoles.
Por fim, o app ganhou uma nova identidade visual com mais ícones e formas para a grade das chamadas de vídeo. Ainda não há uma previsão de chegada para todas as novidades, mas enquanto isso você pode conhecer alguns recursos que já existem por lá, como a opção de adicionar bots para músicas ou criar cargos nos servidores.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- BYD traz 5.500 carros para o Brasil em navio gigante para driblar imposto
- PS5 Pro está pronto desde 2023, mas foi adiado por conta de GTA 6
- Anomalia magnética que atinge o Brasil está crescendo e se movendo
- YouTube Playables libera grátis mais de 75 jogos no site e no celular
- SpaceX marca lançamento do maior foguete do mundo para 5 de junho
- Após 5 anos, Supercell lança Squad Busters, sua nova super aposta mobile