
Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Hoje é na primeira pessoa. A homenagem é a um cidadão que completa hoje, 21 de março, 100 anos: Antônio Bittencourt. Os mais novos, até mesmo os profissionais da imprensa, não devem conhecer a história deste grande cidadão. Podem conhecer o trabalho do filho dele, o professor Antônio Bittencourt Júnior, que exerceu dois mandatos como vereador de Aracaju, sempre em defesa de bandeiras sociais e humanitárias.
Escrever sobre Antônio Bittencourt, que completa hoje 100 anos e rememorar minha infância com as visitas dele a José Nunes da Silva, meu avô, companheiro dele no Centro Operário Sergipano um marco na história do sindicalismo em Sergipe que acabou com a ditadura militar. Bittencourt fez parte da luta dos operários em Sergipe e foi militante do Partidão, o Partido Comunista Brasileiro – PCB.
No livro “Operação Cajueiro” do jornalista Paulo Lima relatando a opressão dos comunistas em Sergipe em 1976, onde vários membros e simpatizantes do PCB foram presos e alguns torturados, o capítulo 16 relata uma breve história de Antônio Bittencourt, ferroviário de Santo Amaro da Purificação (BA) que foi transferido para Aracaju, já por conta da luta em defesa da categoria. Na história, é registrado também que no Pelourinho em Salvador, Bittencourt chegou a participar de um comício ao lado de Carlos Marighella.
“Um século de coragem, luta e generosidade”
A frase acima, uma homenagem da família ao patriarca Antônio Bittencourt conseguiu sintetizar o jeito e o comportamento dele, um baiano com o coração sergipano e um comunista católico. Como escreveram na homenagem:
“…Bittencourt viveu com coragem em tempos difíceis., Lutou durante a ditadura militar no Brasil, enfrentando desafios e defendendo com firmeza os ideais em que sempre acreditou. Sua trajetória é um testemunho vivo de resistência, solidariedade e compromisso com um país melhor para todos.
Acima de tudo, Antônio é um homem de coração imenso e fé inabalável. Um ser humano que inspira, acolhe e emociona com sua determinação, seu afeto, sua integridade e seu jeito leve de viver.”
Uma singela homenagem a um cidadão que é um exemplo de vida. A família Bittencourt e a família Nunes já tem três gerações de fraternidade, já que Célio Nunes, meu pai, já falecido, também fez parte desta história. Parabéns Guerreiro da Democracia!
Coincidência: Edgar Odilon, ex preso também aniversaria hoje, 21 de maio Dono de uma livraria nas décadas de 70/80 e 1990, o comerciante e funcionário público Edgar Odilon dos Santos também completa hoje 84 anos de idade. Ele foi um incentivador pela democracia e contra as práticas da ditadura militar, sendo por isso preso, judicializado e torturado na Operação Cajueiro em 1976. Embora não fosse militante política partidária, Edgar contribuiu com o movimento de redemocratização do país, pagando com a prisão e processo judicial. Edgar Odilon é pai de quatro filhos, sendo um deles o jornalista e funcionário público Elton Coelho, ex-secretário de Comunicação da Prefeitura de Aracaju.
50 Anos TV Atalaia: uma justa homenagem hoje na Câmara dos Deputados E hoje, 21, a partir da 12h30, o plenário da Câmara dos Deputados em Brasília será palco de uma justa homenagem aos 50 Anos da TV Atalaia, através de uma propositura da deputada Yandra Moura.
Trajetória da emissora Na justificativa do requerimento, Yandra destaca a trajetória da emissora, que entrou no ar em 17 de maio de 1975, fundada pelo ex-governador e empresário Augusto Franco. Inicialmente afiliada à TV Tupi, a TV Atalaia se destacou desde os primeiros anos pela forte presença local, com programas como “Sábado Geral”, “Repórter 08” e “Nosso Mundo Infantil”.
Pioneirismo Reconhecida por seu pioneirismo, a TV Atalaia foi a primeira emissora das regiões Norte e Nordeste a exibir sua programação inteiramente em cores, o que marcou época e impulsionou a venda de televisores a cores no estado. Também foi responsável pela implantação do primeiro sinal digital em HDTV em Sergipe. Hoje afiliada à TV Record, a TV Atalaia consolidou-se como referência em jornalismo, cidadania e desenvolvimento regional. Com mais de oito horas diárias de programação local, é a maior emissora do estado nesse segmento.
Sistema Atalaia A emissora integra o Sistema Atalaia de Comunicação, maior grupo de mídia de Sergipe, comandado pelo empresário Walter Franco, com superintendência de Augusto Franco Neto e direção executiva de Grace Franco. O sistema reúne ainda as rádios Metropolitana Aracaju, Nova Brasil FM Aracaju e o portal de notícias A8SE. “Celebrar os 50 anos da TV Atalaia é reconhecer sua importância na comunicação sergipana e no fortalecimento da identidade local”, afirmou Yandra Moura.
Candidato a vice-governador Até certo ponto é muito natural que lideranças de um mesmo grupo político disputem cargos e posições de prestígios no topo do poder. A luta pela futura indicação de um nome para ser candidato a vice-governador na chapa do governador Fábio Mitidieri, candidato à reeleição, está se transformando em guerra. Os bastidores ardem. Porém, nada é mais louco e inconsequente, quando adversários e, principalmente, aliados aquecem a disputa que deveria ser civilizada com práticas menores e típicas do famigerado fogo-amigo. Isso pode gerar intrigas, criar ruídos e ainda comprometer a unidade do grupo, um recurso fundamental para reeleger Fábio Mitidieri em 2026.O vice é Jeferson Andrade O nome do deputado Jeferson Andrade, atual presidente da Assembleia Legislativa do estado de Sergipe, lançado espontaneamente há 2 meses por diversos deputados, prefeitos e lideranças da base aliada vem se consolidando nessa posição e se constituindo em um projeto político viável, um produto de excelente qualidade técnica, com uma grande densidade eleitoral e com muito boa imagem de trabalho, seriedade, inovação e renovação junto à opinião pública. O jovem deputado Jeferson Andrade está em seu quarto mandato, demonstra competência administrativa e moral no exercício da presidência da Casa e, sem transformar a Alese em um puxadinho do governo, lidera com maestria e independência a grande bancada situacionista em defesa da viabilização de projetos estratégicos do governo do estado que, aliás, já estão promovendo desenvolvimento sócio-econômico, gerando emprego e renda, além de melhorar consideravelmente os serviços públicos em Sergipe. Os bons índices de desenvolvimento conquistados por Sergipe em várias atividades públicas e privadas nascem dessas ações institucionais conjuntas do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa. Por tudo isso e certamente por muito mais, a chapa Fábio/Jeferson parece avançar para o futuro em empatia e segurança.
Os senadores de Fábio e de Jeferson O governador Fábio Mitidieri já anunciou o ex-deputado André Moura (UB) como um dos candidatos a senador pela base aliada. O outro candidato deverá ser o atual senador Alessandro Vieira (MDB). Ambos têm forças políticas distintas e poderosas. André é um líder com muitos serviços prestados a Sergipe, possui reconhecida capacidade de articulação e tem boa penetração no eleitorado do interior. Alessandro, por seu turno, faz um mandato de alto nível, em Brasília, é admirado e respeitado em todo país e dá um orgulho danado aos sergipanos pela imagem real que construiu como político trabalhador, competente e honesto. “Onde Alessandro Vieira está atuando o ambiente politico é saudável, limpo e legal. Alessandro faz a política exclusivamente para servir o povo. O senador Alessandro tem trabalho, tem caráter e tem moral” – diz um respeitável comentarista político de Sergipe”. Para o deputado Jeferson Andrade esses dois nomes – Alessandro Vieira e André Moura – merecem todas essas considerações do povo sergipano. “Tenho respeito, simpatia e admiração por ambos. Em nossa base temos também outros nomes de nível. Assim que o governador Fábio bater o martelo e fechar a chapa majoritária de 2026, estarei firme na na luta política. Todos nós da base aliada estaremos juntos e trabalhando mais. Sergipe vai crescer crescer ainda mais. Vamos avançar, vamos acelerar para o futuro” – disse o deputado Jeferson Andrade, presidente da Alese.
Chuvas intensas A previsão de chuvas, moderadas a intensas com possibilidade de trovoadas e descargas elétricas, segue até às 10h desta quarta-feira, 21. A informação é da Gerência de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac). O acumulado de chuvas pode ultrapassar 50 mm/dia e os ventos intensos podem variar de 40 a 100 km/h, a depender da região.
Chuvas intensas II “A atmosfera está apresentando umidade do Oceano Atlântico e, juntamente com as elevadas temperaturas, provoca grande possibilidade de manutenção e desenvolvimento de nuvens de grande desenvolvimento vertical, atingindo toda a costa Leste do Nordeste do Brasil”, explicou a meteorologista da Semac, Wanda Tathyana.
Repasse 2ª parcela recursos concessão da Deso: MPC-SE emitiu ontem, 20, alerta prefeito sobre aplicação O Ministério Público de Contas do Estado de Sergipe (MPC-SE) emitiu ontem,20, um ofício circular a todos os prefeitos municipais integrantes da Microrregião de Água e Esgoto de Sergipe (Maes), orientando sobre a correta aplicação dos recursos provenientes da concessão parcial da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). A ação ocorre após o Governo do Estado concluir, em 16 de maio, o repasse da segunda parcela desses recursos, no valor de R$ 363,2 milhões. O documento, assinado pelo procurador-geral do MPC-SE, Eduardo Santos Rolemberg Côrtes, reforça que a aplicação desses valores deve seguir rigorosamente as diretrizes estabelecidas na Recomendação Conjunta nº 001/2024, emitida pelo Ministério Público Estadual e pelo Ministério Público de Contas, bem como na Nota Técnica nº 01/2024-DITEC/GP do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Aplicação e controle dos recursos Segundo o MPC-SE, a legislação estabelece de forma clara que esses valores só podem ser aplicados em investimentos de infraestrutura, projetos ambientalmente sustentáveis e pagamento de precatórios transitados em julgado. Em contrapartida, a normativa proíbe expressamente o uso dos recursos para custear despesas com pessoal, manutenção da máquina administrativa, pagamento de dívidas ou transferências a entidades privadas, exceto em casos específicos previstos no plano de aplicação.
Transparência com conta bancária específica No que tange à transparência e controle, o ofício também orienta os gestores sobre a necessidade de elaborar um plano detalhado de aplicação desses valores, com cronograma físico-financeiro e indicadores de desempenho. “Todos os recursos devem ser movimentados exclusivamente em conta bancária específica, criada para essa finalidade, e as informações sobre sua execução precisam estar disponíveis em tempo real para a população, através de aba exclusiva no portal da transparência municipal. Adicionalmente, os municípios devem observar a classificação contábil correta dos valores recebidos, seguindo as diretrizes da Secretaria do Tesouro Nacional para garantir a adequada prestação de contas”, destacou o MP de Contas.
Rigoroso acompanhamento O ofício informa que o MPC-SE, em conjunto com o TCE-SE, realizará rigoroso acompanhamento da aplicação desses recursos e reforça que qualquer irregularidade poderá configurar ato de improbidade administrativa e terá repercussão negativa na análise das contas anuais dos municípios.
Municípios beneficiados Entre os principais municípios beneficiados nesta segunda parcela estão: Aracaju: R$ 105 milhões; Nossa Senhora do Socorro: R$ 33,3 milhões; Itabaiana: R$ 17,9 milhões; Lagarto: R$ 17,6 milhões; Estância: R$ 11,8 milhões. Vale lembrar que a terceira e última parcela do repasse, correspondente a 20% dos recursos provenientes da concessão, está prevista para dezembro de 2026, dois anos após a assinatura do contrato.
Fiscalização preventiva De acordo com o MPC-SE, a emissão do ofício circular faz parte de uma estratégia de fiscalização preventiva, visando evitar irregularidades antes que ocorram. Além disso, o órgão busca orientar os gestores para que apliquem corretamente esses recursos, evitando problemas futuros. “Trata-se de uma abordagem preventiva, que visa proteger tanto o erário quanto os próprios gestores, que precisam estar cientes das regras a serem seguidas”, ressaltou.
Governador Ronaldo Caiado cumpre agendas em Aracaju nesta sexta-feira, 23 O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, cumpre uma série de compromissos nesta sexta-feira, 23, em Aracaju . A agenda inclui participação em seminário nacional, reuniões com autoridades locais e representantes do setor produtivo, além de evento empresarial à noite.
Segurança pública Pela manhã, Caiado participa do Seminário da Frente Parlamentar da Segurança Pública no Congresso Nacional, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe. Em seguida, se reúne com o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri.
Entidades No horário do almoço, o chefe do Executivo goiano participa de reunião com representantes de entidades (Fórum Empresarial, Fecomércio, CDL, Federação das Indústrias, Lide e Senar) no Vidam Hotel. À noite, Caiado será o convidado do Lide Business Dinner, que tem como tema “Quais os desafios e perspectivas para o Brasil?”. O evento promete reunir empresários, lideranças políticas e formadores de opinião.
Em defesa dos trabalhadores Em mais um passo importante em defesa dos trabalhadores do transporte alternativo de Aracaju, na segunda-feira, 19, o vereador Breno Garibalde se reuniu com a prefeita Emília Corrêa e representantes das cooperativas de transporte alternativo da capital. A regulamentação do transporte alternativo é uma pauta histórica do vereador, que reafirma seu compromisso com a valorização dos profissionais e com a melhoria da mobilidade urbana na capital. “Quem acompanhou, sabe a luta que o nosso mandato travou junto às cooperativas de transporte alternativo para conseguir a regulamentação do trabalho desses pais e mães de família,”, destacou o vereador. Durante a reunião, a prefeita Emília Corrêa se comprometeu a encaminhar, em breve, à Câmara Municipal o projeto de lei que trata da regulamentação da categoria.
Vereadora Fabiana de Sandro do Boeiro denuncia abandono da Iguá Saneamento em comunidades de Lagarto A vereadora Fabiana de Sandro do Boeiro (Republicanos) voltou a cobrar da empresa Iguá Saneamento uma solução urgente para a constante falta de água que atinge diversas localidades do município de Lagarto. Nos povoados Boeiro, Coqueiro e Barro Vermelho, moradores relatam que chegam a passar até oito dias sem abastecimento, enfrentando sérias dificuldades para realizar tarefas básicas do dia a dia. “É desumano o que essas famílias estão vivendo. Água é essencial para a saúde, para a higiene, para tudo. Não dá mais para aceitar esse descaso”, criticou a vereadora.
Múltiplos vazamentos Além da escassez nas comunidades rurais, Fabiana também chama atenção para os múltiplos vazamentos na zona urbana, com destaque para o bairro Loiola, onde o desperdício de água potável é frequente. “Enquanto o povo do interior sofre com a seca nas torneiras, a água escorre pelas ruas de Lagarto sem que a empresa tome providências. É um absurdo!”, declarou.A vereadora já esteve na sede da Iguá Saneamento em busca de soluções, mas os problemas persistem. Ela continua acompanhando de perto a situação e reforça que vai seguir cobrando providências até que a população tenha o direito básico à água garantido. Para acompanhar o trabalho da vereadora, siga no Instagram: @fabianadesandrodoboeiro
Programa Cisternas
O prazo para envio da documentação para participar do edital do Programa Cisternas encerra às 13h da próxima sexta-feira, 23. O alerta é da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic). O edital tem como objetivo a seleção de organizações da sociedade civil para a execução de tecnologias sociais de acesso à água para consumo humano no semiárido sergipano, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade social. A documentação necessária deve ser encaminhada exclusivamente via e-mail [email protected], conforme orientações detalhadas no edital.
Ecoparque Rosário do Catete doa cestas básicas à Associação Cultural Recreativa da União e ao projeto Maria Voltando a Sorrir, ambos de solidariedade e inclusão O Ecoparque Rosário do Catete doou 50 cestas básicas para a Associação Cultural Recreativa Esportiva da União (Acreu) e ao projeto Maria Voltando a Sorrir, ambas de Rosário do Catete. As doações fazem parte dos projetos de inclusão produtiva e do compromisso contínuo da empresa com as comunidades em que atua. Mais do que uma ação pontual, a iniciativa reforça a missão do Ecoparque de ser um agente transformador, contribuindo de forma concreta para o bem-estar das pessoas ao seu redor.
Presença na vida das pessoas Atualmente, o Ecoparque emprega cerca de 50 moradores das áreas vizinhas, promovendo geração de renda, capacitação profissional e oportunidades reais de crescimento pessoal e familiar. Para o gestor da unidade, Higor Cardoso, “o projeto é uma forma de estender a mão para quem precisa e de lembrar que nosso papel vai além da operação de gestão de tratamento de resíduos. É sobre estar presente na vida das pessoas, criar laços com a comunidade e contribuir para transformar realidades. Cada cesta entregue representa não só alimento, mas respeito, solidariedade e cuidado com o próximo”.
Aterro avançado O Ecoparque Rosário do Catete é o mais avançado aterro sanitário do estado de Sergipe, contribuindo ativamente para o fortalecimento do Marco do Saneamento com o encerramento de lixões, a preservação ambiental e a qualidade de vida e saúde das pessoas ao proteger solo, ar e rios.
Palestrantes de renome participam do 3º Congresso Assistencial da Rede Primavera Nos dias 16 e 17 de maio, o Del Mar Hotel, em Aracaju, recebeu a 3ª Edição do Congresso Assistencial Rede Primavera. Realizado pelo Centro de Ensino e Pesquisa Rede Primavera Saúde (CEP), o evento que é aberto ao público da área da saúde, reuniu mais de 480 congressistas entre profissionais, palestrantes de renome nacional, acadêmicos da área da saúde, para discutir tendências, inovações e a importância da experiência humana na transformação do cuidado. Com o tema “Redesenhando o Cuidado: A Experiência Humana e a Transformação na Saúde”, a programação contou com palestras inspiradoras, debates enriquecedores e apresentação de trabalhos científicos na modalidade E-Pôster.
Temas Os participantes tiveram a oportunidade de debater temas, como, novas tecnologias e tendências que moldam o futuro da saúde e do cuidado personalizado; segurança do paciente, processos e qualidade nos serviços de saúde; engajamento e desenvolvimento profissional como pilares da experiência humana; modelos de atenção centrados no paciente; o impacto da experiência humana na qualidade do cuidado e nos resultados clínicos, dentre outros.
Filosofia de gestão Engenheiro formado na USP (Universidade de São Paulo), com pós-graduação pela Fundação Getúlio Vargas, David Lederman, abriu o congresso com a palestra “Legado Disney: Como o processo vira magia”. Segundo ele, essa é uma filosofia de gestão que prioriza o atendimento ao cliente, buscando sempre superar as expectativas e garantir que cada interação seja memorável e positiva.
Vetor de transformação O presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (SOBRAMH), Dr. Fabrício Fonsêca, com uma vasta experiência em Implementação e Coordenação de Serviços de Medicina Hospitalar, Gestão de Equipes e Projetos e Estratégias de Desospitalização, foi um dos palestrantes, e por aproximadamente uma hora, falou sobre “Cuidado Centrado na Pessoa: Vetor de Transformação na Saúde”. Ele ressaltou a importância de um assunto que transforma a saúde ao colocar o paciente no centro do processo de cuidado, considerando suas necessidades, valores, experiências individuais, entregando resultados, redução de tempo de permanência, de desperdício e sustentabilidade para a cadeia de saúde. “Isso significa uma mudança de paradigma, passando de uma visão técnica e focada na doença para uma visão mais holística e individualizada, que valoriza a pessoa como um todo. Foi um prazer participar desse grande evento”, concluiu.
Experiência humana A diretora assistencial da Rede Primavera e presidente do Congresso, Aline Bastos, conduziu o debate sobre “Como o pilar da cultura organizacional molda e direciona a experiência humana”. Ela aproveitou para o momento para enfatizar que a experiência humana na saúde é o resultado de cada interação entre o paciente e o sistema de saúde – um fator determinante para a qualidade do atendimento e para os desfechos clínicos, e agradecer a presença de todos, dos palestrantes de alto nível que enriqueceram os conhecimentos e mostraram que humanizar o cuidado é essencial para essa transformação. “Me sinto grata por entregar esse evento para a sociedade. Tudo isso faz parte do meu propósito como pessoa e da Rede Primavera que é Ir Além do Cuidado”, agradeceu Aline.
Premiações e homenagens Além de premiações para os melhores trabalhos científicos e sorteio de brindes, o momento também foi de homenagens para a gerente de Práticas Clínicas da Rede Primavera, Sheilla Paixão, pelo trabalho desenvolvido com muita dedicação e empenho. “Estou muito feliz, surpresa e honrada por esse reconhecimento. É uma trajetória de 12 anos, fruto de um caminho que reforça a importância da acolhida, do cuidado individualizado e da empatia com os pacientes e familiares”. Minha palavra é gratidão”, agradeceu Sheilla. Também presente ao evento, o diretor executivo da Rede Primavera, Marcelo Vieira, reforçou o compromisso que a Rede Primavera tem em promover a integração entre diversos setores, a inovação e as mudanças em busca de um futuro ainda melhor para a saúde, com avanços na educação, na pesquisa, e no compromisso em oferecer o que há de melhor para os pacientes.
Edital O Governo do Estado publicou edital de chamamento público para o credenciamento dos interessados em comercializar artesanato e pratos temáticos do período junino durante a realização do Arraiá do Povo e da Vila do Forró, que acontecem na Orla da Atalaia. As inscrições ocorrem até esta sexta-feira, 23, com 24 vagas disponibilizadas, divididas entre os dois segmentos contemplados. As inscrições podem ser feitas de forma digital ou presencial, na sede da Secretaria de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), localizada na rua Santa Luzia, 680, no bairro São José, em Aracaju.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).
POLÍCIA DA CAATINGA… NA CAATINGA
Do jornalista, ex-vereador e ex-deputado estadual, Jorge Araujo: “A Polícia da Caatinga comemora 17 anos de atuação, motivo de justo reconhecimento por parte da comunidade sertaneja. Recordo que este importante agrupamento foi implantado durante a gestão do saudoso Governador Marcelo Déda, tendo como sede o povoado Vaca Serrada, situado entre os municípios de Monte Alegre, Porto da Folha e Poço Redondo – uma localização estratégica, cuidadosamente escolhida para garantir a proteção da região e reforçar a segurança em todo o estado. Associo-me às congratulações pela data comemorativa, rendendo homenagens à dedicação e ao compromisso dos que integram esta valorosa força de segurança.”
PELO E-MAIL [email protected]
OPINIÃO
— 21 DE MAIO —
Sou mais um confesso e juramentado gigolô das palavras.
“Minha Língua, a Língua Luso-nacional, é a minha principal, eficiente e prazerosa ferramenta de trabalho.” Por Clarkson Moura
Neste “Sergipe del Pueblo”, gosto de ler os textos da lavra dos seguintes “gigolôs das palavras”:
Luiz Eduardo Costa, Cristian Góes, Jozailto Lima, Claúdio Nunes, Adiberto de Souza Oliveira, Cláudio Messias, Cláudio Leite, Carlos Magno Andrade Bastos, Thiago Barbosa, Benjamin Teixeira, Jerônimo Peixoto, José Celino Nobre, João de Oliveira, Vladimir Souza Carvalho, Carlos Ayres Britto, Luciano Rocha, José Lima, Antônio Samarone, Marcelo Ennes, Elito Vasconcelos, Gilvan Manoel, Marcos Cardoso, Cícero Mendes, Theotônio Neto, Marcos Melo, Osvaldo Abreu Mendes, Manoel Dantas, Agnaldo dos Santos, Eduardo Marcelo Silva Rocha, Thiago Fragata, Antônio Carlos Valadares, Habacuque Villacorte, Ivan Bezerra de Sant’ Anna, Milton Alves, Flávio Lima, Vela Cariri, Wolney Brito, Maurício [Preto, Preto] Neves, Geraldo Resende, João Santana Filho, Marcos Brito, Roberto de Aquino Neves, Pedro Souza, Sérgio Araújo, Antonio Carlos Nascimento Santos, Antônio Carlos Porto de Andrade, Marcos Santa Rita, Victor Hugo Motta, João Victor, Lizaldo Vieira Santos, Joseilton Nery Rocha, Igor Salmeron, Igor Albuquerque, Deoclécio Vieira Filho, Roosevelt Batista de Carvalho, Deijaniro Jonas Filho, Antonio Santos Souza Neto, João Augusto Freitas, Edson Ulisses, Alonso Gomes Campos Filho, Paulo Guedes Fontes, Antônio Saracura, Raymundo Mello, Antônio Correia Matos, João Maria, Djalma Maciel, Marconi Tavares, Antônio da Cruz, Jadson Santos Alves, Clóvis Barbosa, Maximino Ribeiro, José Ailton da Silva, Nailson Moura, Fausto Rocha, Marcos Santana, Ilton Marques, Firmo Santos, Sílvio Santos, Edvaldo Nogueira, Alessandro Vieira, Jorge Bomfim Menezes, José Rollemberg Neto, Jouberto Uchôa de Mendonça, Anderson Nascimento, Gilson Felix Santos, Diógenis Barreto, Carlos Rêgo, Demóstenes Ramos de Melo, Fábio de Jesus Machado, Rinaldo Prado, Afonso Nascimento, Nicodemos Falcão, André Pereira Menezes, André Vinhas, Jorge Carvalho, Tony Ribeiro de Oliveira, Fabiano Feitosa, Francisco Rolemberg, Luseilton Silva, Marcelo Ribeiro, Antônio da Cruz, Jorge Teles, Sérgio Lucas, José Aderval Aragão, Marcio Rogerio, Djalma Maciel, José Hamilton Maciel, José dos Santos Menezes, César Augusto Passos, Nilson Lima, Marcos Ramos Carvalho, Jilvan Pinto Monteiro, Lizaldo Vieira Santos, Adail Vilela de Almeida, Murillo Melin, Terezinha Oliva, Kátia Santana, Magna Santana, Ceiça Dias, Susane Vidal, Aída Campos, Fátima F. de Barros, Adélia Pessoa, Patrícia Tavares, Zizi Andrade, Cézar Freitas, Zelita Correia, Cascia Barros, Aglaé D’ávila Fontes, Clara Leite Resende etc.
Com efeito, pedindo a curial compreensão aos circunstanciais leitores deste frugal escrito, por justificável e inevitável falha de minha anosa, falível, desgastada e regressiva memória, ousei fazer uma exemplificativa enumeração de jornalistas, articulistas, blogueiros, redatores, autores e/ou literatos, comentaristas ocasionais, sergipanos natos ou radicados (domiciliados), cujos textos — na minha humana e modesta intelecção — costumam trazer continente claro, correto e conciso, bem como conteúdo relevante, convincente e pertinente.
Em tempo, peço azadas escusas aos possíveis e injustiçados “gigolôs da palavras” — omitidos, tão somente, por “lapsus memoriae” — e, sobretudo, aos notórios “jabaculezeiros”, “focas” e escrevinhadores da Terra do “Cacique Serigy”, pelo meu incontido e corriqueiro rompante de sinceridade.
Por remate, transcrevo elucidativo extrato da crônica literária “O Gigolô das Palavras”, do genial escritor gaúcho, Luís Fernando Veríssimo, “in verbis”:
“Sou um gigolô das palavras. Vivo às suas custas. E tenho com elas a exemplar conduta de um cáften profissional. Abuso delas. Só uso as que eu conheço, as desconhecidas são perigosas e potencialmente traiçoeiras. Exijo submissão. Não raro, peço delas reflexões inomináveis para satisfazer um gesto passageiro. Maltrato-as, sem dúvida. E jamais me deixo dominar por elas. Não me meto na sua vida particular. Não me interessa seu passado, suas origens, sua família nem o que outros já fizeram com elas. Se bem que não tenha também o mínimo escrúpulo em roubá-las de outro, quando acho que vou ganhar com isto. Algumas são de baixíssimo calão. Não merecem o mínimo respeito.”
Parabéns! Cultores das Belas Letras.
Parabéns! Profissionais que têm a língua oficial como instrumento de trabalho.
Parabéns! Entusiastas da Língua-Mãe.
(Por Clarkson Ramos Moura)
https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/
Siga Cláudio Nunes no Twitter
https://x.com/BlogClaudioNun
Siga Cláudio nunes no Blueskay
https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social
Frase do Dia
“Quem não se move e não trabalha, com medo da fadiga encurta a vida por avareza.” Mantegazza.
Com uma grande saudação à Rede de Universidades para o Cuidado da Casa Comum (RUC), o Papa Leão XIV iniciou suas palavras aos participantes do II Encontro Sinodal de Reitores de Universidades para o Cuidado da Casa Comum. Representantes de universidades de todo o continente americano e da Península Ibérica e Reino Unido, se reúnem na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), de 20 a 24 de maio de 2025, para debater de modo sinodal sobre como consolidar o compromisso universitário com o cuidado da Casa Comum. O tema abordado é “Dívida Ecológica e Esperança Pública”. Aqui: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2025-05/leao-xiv-ruc-trabalhem-justica-ecologica-social.html
O post Antônio Bittencourt: um século de coragem, luta e generosidade apareceu primeiro em O que é notícia em Sergipe.