SUVs da Toyota têm problema grave que pode causar acidentes

A Toyota carrega consigo a fama de fabricar alguns dos carros mais confiáveis do mundo. Ultimamente, porém, a montadora japonesa está enfrentando problemas que podem colocar em xeque a sua lendária reputação.

  • Você sabia que a Toyota tem uma fábrica secreta?
  • Toyota Hilux elétrica já tem data para entrar em produção

Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (3) pela Agência Federal de Regulamentação Técnica e Metrologia da Rússia (Rosstandart), órgão equivalente ao Inmetro no Brasil, mais de 3.000 SUVs da Toyota e da Lexus, submarca de luxo da fabricante, estão com um problema grave que, se não for solucionado, pode resultar em acidentes.

A falha em questão diz respeito ao sistema de transmissão dos SUVs Land Cruiser 300 (Toyota) LX 500D e LX 600, estes fabricados sob a responsabilidade da Lexus. O problema estaria afetando as unidades produzidas a partir de setembro de 2021.


Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

De acordo com a Rosstardart, a Toyota, ao tomar ciência da falha grave, convocou um recall voluntário para os donos dos 3.864 SUVs que poderiam, em algum momento, apresentar o problema.

De acordo com órgão regulador russo, mais de 3.000 carros da Toyota e da Lexus necessitam de recall (Imagem: Divulgação/Toyota)

O que a falha pode causar?

O órgão regulador da Rússia informou que o problema detectado em mais de 3.000 SUVs da Toyota poderia causar um acidente por conta de um pistão de embreagem defeituoso. Segundo a Roostardart, quando o carro é colocado em ponto morto, esse pistão específico pode não desengatar os discos de embreagem do freio das placas do motor.

Caso isso não ocorra, a potência pode ser parcialmente passada às rodas e, consequentemente, fazer com que o carro se movimente levemente para a frente. Se o freio de estacionamento não estiver acionado ou não funcionar corretamente, há risco de colisão ou outro tipo de acidente.

Para corrigir o problema, todos os carros convocados para recall precisarão passar por uma reprogramação da Unidade de Controle Eletrônico da transmissão automática (ECU) o mais breve possível. Para saber se seu carro está na lista, o proprietário deve consultar o site da Rosstandart. A Toyota informou que o reparo será gratuito.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Computex 2024 | 6 melhorias do ROG Ally X em relação ao original
  • Anatel lança ferramenta online grátis para comparar ofertas de operadoras 
  • Globoplay terá aumento de 92% em plano anual com Disney+
  • Nova identidade vem com o CPF e traz notificações sobre serviços públicos
  • X/Twitter libera conteúdo adulto e vira concorrente do OnlyFans
  • Review lava-louças Samsung 14 serviços | Silenciosa e espaçosa
Adicionar aos favoritos o Link permanente.