Hamas alega impasse em cessar-fogo com Israel e deixa o Egito

Autoridades do Egito afirmaram que as negociações para um cessar-fogo na Faixa de Gaza chegaram a um impasse. O grupo extremista Hamas tenta chegar a um acordo que culmine no fim da guerra contra Israel, mas as exigências não teriam sido aceitas.

Segundo o canal de televisão egípcio Al-Qahera News, uma delegação do Hamas deixou o Cairo durante as negociações. Entretanto, há a promessa de que as conversações recomeçam na semana que vem.

A agência de notícias Associated Press informou que o grupo extremista concordou com os principais termos para uma primeira fase de cessar-fogo. Mas pediu mais compromissos para que a trégua se tornasse permanente.

As exigências do Hamas

Há dois pontos exigidos pelo Hamas. Um deles diz que os reféns restantes só serão liberados após a saída total de Israel do território palestino. A outro exige que os prisioneiros palestinos, inclusive líderes terroristas que cumprem prisão perpétua, seja soltos, também em troca dos reféns israelenses.

Sami Abu Zuhri, alto funcionário do Hamas, afirmou que Israel “frustrou” todos as tentativas dos mediadores para chegar a um acordo. Em entrevista à agência de notícias Reuters, ele disse que o governo judeu diz não a todos os pedidos palestinos. Isso incluiria a entrada de ajuda humanitária e o retorno das pessoas deslocadas às casas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.