Mulheres estão cada vez mais presentes no mundo dos negócios

O Brasil alcançou uma marca inédita de mulheres empreendedoras. Segundo estudo feito pelo Sebrae a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE, no 4º trimestre do ano passado haviam 10,11 milhões de mulheres donas de negócios no país, o maior contingente de empreendedoras da história. As empreendedoras buscam por autorrealização e atuam como catalisadoras e promotoras de mudanças, gerando um ciclo de prosperidade por onde passam, inspirando umas às outras. Um exemplo que personifica a essência do empoderamento feminino e empreendedorismo é a empresária Viviane Lins. Casada, mãe de dois filhos e diretora-presidente da Emagrecentro Aracaju, ela não apenas administra uma franquia premiada nacionalmente, mas também promove o bem-estar e a autoestima feminina. Master coach em Inteligência Emocional, analista comportamental, hipnoterapeuta consteladora sistêmica, está se especializando ainda mais estudando Neurociência e Biomedicina. Além disso, a abordagem empreendedora de Viviane Lins contribui para o fortalecimento da presença feminina no mundo dos negócios e na sociedade como um todo. Ela vem construindo um legado significativo não apenas na sua área de atuação, mas também como um símbolo de capacitação e liderança para todas as mulheres. Ela conversou com o Jornal Correio de Sergipe e com o Portal de Notícias AJN1 contando mais sobre sua trajetória e atuação no mercado. Leia a seguir:

 

Correio de Sergipe –  Sua trajetória integra as estatísticas que fazem o Brasil atingir recordes quando o assunto é empreendedorismo feminino. Quando você decidiu se tornar uma mulher de negócios e quais os fatores te levaram a optar por atuar em um mercado voltado – majoritariamente – ao público feminino?

Viviane Lins – Eu sempre quis empreender, desde cedo. Comecei a trabalhar aos 17 anos em busca de realização e crescimento profissional e, como mulher, ainda mais jovem, sabia dos desafios que eu enfrentaria pelo caminho. Sempre dei o melhor de mim nas empresas onde trabalhei e em pouco tempo já tinha um cargo de liderança no qual fiquei por nove anos. Trabalhava durante o dia e estudava à noite, dava plantões nos finais de semana, tudo isso por um objetivo maior: empreender. Para isso mantive o foco, que não me deixou desistir diante dos desafios que apareceram. Quando engravidei do meu primeiro filho, comecei a me cuidar fazendo tratamentos estéticos que me ajudaram muito no momento em que eu estava com baixa autoestima e isso fez com que eu me apaixonasse pela estética. Isso reforçou o sonho de empreender nesse ramo porque eu sabia que poderia ajudar muitas mulheres que estão passando pelo que já passei.

 

CS – Sabemos que empreender não é uma tarefa fácil. Como você fez para conciliar as responsabilidades com a família, estudos, gestão de negócios e liderança das equipes? Outras mulheres foram fundamentais nesta tua caminhada de desafios e sucessos?

VL – Dar conta de tudo é bem puxado. No início, tive que me desdobrar porque estava com dois filhos pequenos e iniciando um negócio. Como estava com dificuldades de encontrar uma pessoa para cuidar dos pequenos, consegui uma escola integral e muitas vezes voltava com eles para fechar a empresa. Foram alguns anos assim até me estabilizar, mas a virada de chave ocorreu quando comecei a fazer treinamentos empresariais, mergulhar em mentorias de gestão, entender sobre o comportamento humano, e tudo isso me proporcionou uma visão ampla de que eu precisava apenas ter as pessoas certas nos lugares certos, delegando funções e organizando processos. Deleguei tudo que era operacional e fiquei mais na parte estratégica e isso me ajudou a ter uma melhor qualidade de tempo para meu esposo, meus filhos e ainda continuar estudando e buscando mais conhecimento para melhorar o meu negócio. Tive duas mulheres que me inspiraram muito para ser o que sou hoje. A minha mãe que sempre trabalhou desde cedo, conquistando independência financeira e minha primeira chefe que fez com que eu tivesse mais força e acreditasse que era possível realizar o que eu quisesse.

 

CS – Apesar das mudanças no mercado, sua área de atuação – estética e saúde – é voltada ao público feminino. De que forma o seu trabalho, os serviços que oferece e os seus resultados fazem a diferença na vida de outras mulheres?

VL – Falar de mudança de vida para mim é recompensador, temos lindas histórias de mulheres que chegavam tristes, algumas com depressão, problemas de saúde, outras se sentido invalidadas pelos cônjuges e quando concluíam o tratamento se transformavam em mulheres mais fortes, lindas, confiantes, fazendo valer o nosso PROPÓSITO: “Ajudar pessoas a terem uma vida mais saudável e feliz”. Isso faz com que eu me sinta honrada e feliz em poder contribuir de alguma forma com essa mudança.

 

CS –  Por atuar no universo feminino, você também emprega mulheres, gerando oportunidades e impactando suas famílias. Como líder, você tem entendimento de que também pode colaborar com mudanças na vida delas e incentivá-las ao sucesso?

VL – Atualmente temos 17 pessoas em nossa equipe que são fundamentais para que tenhamos bons resultados. Nosso time é multidisciplinar e cada especialista traz o seu melhor para a transformação na vida dos nossos clientes. Sabemos a importância de cuidar também das nossas colaboradoras e por isso fazemos treinamentos de desenvolvimento pessoal e profissional constantemente, a fim de ter um time mais engajado e comprometido. Nós acreditamos que pessoas mais felizes se tornam melhores profissionais. Também costumamos fazer reuniões individuais com elas para entendermos melhor quais suas necessidades e sonhos, ajudando-as a projetar metas individuais. Também possuímos plano de crescimento profissional na empresa para que o funcionário possa alcançar cargos de liderança.

 

CS – As mulheres são destaque no mundo do franchising e avançam cada vez mais quando o assunto é o comando dos negócios. Neste universo, que até um tempo atrás, era dominado por homens, quais são os principais desafios?

VL – Realmente o avanço das mulheres no mundo dos negócios é inegável, e na franquia que faço parte não é diferente, mesmo porque o nosso ramo de negócio, embora tenha atraído cada vez mais o público masculino, tem um apelo muito forte para as mulheres, que estão sempre em busca de cuidar da sua beleza e autoestima. Daí surge o grande desafio de estar sempre se atualizando e inovando, trazendo as melhores novidades do mercado para atender da melhor forma o nosso público, promovendo bem-estar e satisfação a todos os nossos clientes.

 

CS – Quais conselhos você daria às mulheres que sonham em empreender ou até mesmo aquelas que já seguem liderando negócios?

VL – Acredite em si mesma! Tenha confiança em suas habilidades, conhecimentos e potencial. Esse é o primeiro passo para empreender. E para você que já empreende, invista em conhecimento sobre gestão e capacite as pessoas que estão no seu negócio, colaboradores felizes são chaves para o sucesso. Construa uma rede de contatos: Conecte-se com outras empreendedoras, mentores e profissionais do seu setor. Essas conexões podem fornecer insights valiosos, parcerias estratégicas e oportunidades de negócios.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.