Com o início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e os 15 milhões de turistas que chegam à França, as autoridades locais buscam controlar a proliferação de ratos. A ideia é proteger a saúde e a segurança tanto dos atletas quanto dos visitantes. Afinal, os roedores podem causar leptospirose, doença que pode provocar a morte.
Medidas rigorosas para proteger os locais das Olimpíadas já foram adotadas, como a remoção de resíduos de alimentos, a instalação de ratoeiras e o bloqueio de pontos de saída dos esgotos.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Vídeo mostra formigas amputando membros de companheiras para salvar suas vidas
Em entrevista à AFP, a vice-prefeita Anne-Claire Boux garantiu que “todos os locais olímpicos e áreas de celebração foram analisados (para ratos) antes dos Jogos”.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A responsável pela saúde pública disse que tanto ratoeiras mecânicas quanto soluções químicas foram usadas para reduzir populações de ratos. “Onde havia áreas com muitos ratos, colocamos armadilhas antes dos Jogos”, afirmou. “No final das contas, ninguém deveria ter como objetivo exterminar os ratos de Paris, e eles são úteis na manutenção dos esgotos. O ponto é que eles devem permanecer nos esgotos”, completou a vice-prefeita.
Reclamações nas redes sociais
Nas redes sociais, a população parisiense aproveitou o espaço para compartilhar registros de ratos em diversos lugares (desde locais abertos até estabelecimentos comerciais).
- Fóssil de tatu gigante comprova presença humana na América do Sul há 21 mil anos
- Estudo traz esperança aos calvos com açúcar capaz de reverter calvície
Existem lugares especialmente infestados de ratos, como o parque atrás da Torre Eiffel, onde acontecerá o vôlei de praia, e os jardins do Louvre, onde a Pira Olímpica será acesa.
“Esta tarde. Ratos do tamanho de pombos. Os ratos não estão infelizes em Paris”, disse um usuário ao mostrar fotos em que se pode ver a comparação do tamanho dos ratos com os pombos, que também tomam conta das calçadas de Paris:
Cet après midi. Des rats aussi gros que les pigeons. Ils ne sont pas malheureux à Paris les rats 🐀…. pic.twitter.com/wtlRdXwF9l
— Aurore🎗️ (@AuroreABCP) July 20, 2024
“É uma invasão. Os ratos proliferam em Paris. Situação agravada pela impossibilidade de circulação dos caminhões de lixo. Gênios! É um perigo público e para a saúde”, diz outra usuária do X (antigo Twitter):
C’est une invasion. Les rats prolifèrent dans Paris. Une situation aggravée par l’impossibilité pour les camions d’éboueurs de circuler. Des génies !
L’incompétente @Anne_Hidalgo est un danger public et sanitaire. #JO2024 #JODeLaHonte pic.twitter.com/3jP6P3wAxc— Nemontana (@Nemontanaa) July 24, 2024
E de fato é uma questão de saúde pública. Conter os ratos não é uma estratégia que visa apenas a estética da cidade, mas também a saúde da população e dos turistas.
Doenças transmitidas pelos ratos
Acontece que os ratos são responsáveis pela transmissão de doenças, como é o caso da leptospirose. A bactéria responsável pela doença fica na urina contaminada desses animais, e pode penetrar no corpo através de machucados. A seguir, confira os principais sintomas da leptospirose:
- Febre;
- Dores de cabeça;
- Dor muscular, especialmente na região das panturrilhas;
- Perda de apetite;
- Diarreia;
- Náuseas e vômitos.
Com a alta exposição aos ratos, aumentam as chances da doença. Este é um grande motivo para que Paris mantenha esses animais longe do alcance de todos nessas Olimpíadas.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Netflix em agosto tem Umbrella Academy, Emily em Paris e mais novidades
- O que é oxigênio escuro, encontrado no fundo do mar
- Cresce proporção de pessoas que trocam celulares Android por iPhone
- Crítica Deadpool & Wolverine | Trama sem nexo em superdiversão a serviço dos fãs
- 🔥 MENOR PREÇO | Compre Galaxy S24 Ultra de 512 GB com desconto enorme
- 🔥 CAIU | Galaxy S24 Plus está muito barato usando cupom Canaltech