Uma falha no iOS faz com que o iPhone apresente um breve travamento após digitar quatro caracteres na busca da tela inicial e do app Ajustes. O caso foi revelado na rede social Mastodon nesta quarta-feira (21) e confirmado em testes do Canaltech.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Os 5 melhores novos recursos do iOS 18
- iPhone mais seguro: 3 novas funções de privacidade do iOS 18
- Como deixar o iPhone mais seguro | 9 dicas
De acordo com o pesquisador de segurança digital identificado como Konstantin, o celular da Apple congela momentaneamente ao digitar os caracteres “”:: na busca por aplicativos da tela inicial. Em resposta à publicação, usuários da plataforma também relataram que é possível obter o mesmo resultado ao usar combinações similares, como “A”:: e “”:A.
Na manhã desta quinta-feira (22), o CT conseguiu reproduzir o problema em dois momentos no iOS 17. Na primeira avaliação, o iPhone reiniciou a tela inicial por completo após inserir os caracteres na busca por aplicativos.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Depois, em um segundo teste, o dispositivo fechou o aplicativo Ajustes logo após digitar as combinações na pesquisa. Em ambos os casos, o travamento foi rápido e não impediu o uso do celular na sequência nem necessitou a reinicialização do aparelho.
Leia também:
- Vazou tudo sobre o iPhone 16: tela, bateria, câmeras, IA e mais
- iPhone 16 chega em 10 de setembro com botão de câmera, aponta rumor
- Aquisição do Twitter por Elon Musk vira prejuízo histórico para bancos
- Galaxy S25 Ultra ganha nova certificação com detalhes de bateria
- Claro vai liberar ativação de eSIM por aplicativo
Bug incômodo
Apesar de ser um bug incômodo, cuja probabilidade de ser acionada não é muito alta, não há com o que se preocupar até o momento: de acordo com pesquisadores ouvidos pelo portal TechCrunch, o episódio não aparenta ser uma falha de segurança.
As evidências propõem que se trata de mais um bug do iOS que, através de letras, símbolos e números aleatórios, congela o dispositivo. Em 2015, por exemplo, uma sequência de caracteres árabes enviados pelo app de mensagem fazia o dispositivo reiniciar.
O mesmo caso aconteceu em 2018, quando mensagens com um grupo específico de caracteres invisíveis impactaram o funcionamento do iOS. Em ambos os casos, as falhas foram exploradas em brincadeiras com amigos e parentes, e não há relatos de incidentes de segurança.
Contudo, ainda não há um comunicado da fabricante para informar quando o caso será solucionado.
O Canaltech entrou em contato com a Apple, mas não obteve retorno até o momento. A matéria será atualizada em caso de resposta.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Aquisição do Twitter por Elon Musk vira prejuízo histórico para bancos
- Claro vai liberar ativação de eSIM por aplicativo
- Asa Noturna revela que todos os gadgets do Batman têm a mesma fraqueza
- 😍 FONE POR R$ 8 | Lenovo GM2 Pro tem 90% de desconto no AliExpress!
- Motor de foguete que seria lançado em setembro explode em teste
- Dell lança notebook com Snapdragon X Plus mais acessível no Brasil