As polícias civis do Distrito Federal (PCDF) e de Goiás (PCGO) deflagraram, na manhã desta quarta-feira (21/8), uma operação para desarticular uma organização criminosa que roubou uma casa no Lago Norte e manteve um idoso de 85 anos refém.
O crime ocorreu na manhã de segunda-feira (19/8), quando três assaltantes encapuzados entraram na casa do idoso, na QI 10, amarraram a vítima e a torturam física e psicologicamente por três horas, inclusive com socos no rosto. Os criminosos agrediram o dono da casa para que ele passasse informações sobre senhas de cartões bancários e o esconderijo de bens no imóvel.
Após roubarem o carro dele, joias, cartões, televisão, celulares e outros objetos do interior da casa, o grupo empreendeu fuga para Planaltina de Goiás. O senhor foi deixado amarrado na casa, e só foi encontrado depois que uma funcionária da casa chegou para trabalhar.
Assim que a ocorrência foi registrada, policiais da 9ª DP (Lago Norte) empreenderam diversas diligências para descobrir a autoria do crime. Pelo apurado, uma ex-cuidadora do idoso abusou da confiança e fez cópias das chaves que possuía da residência dele.
Depois de ser demitida, a mulher passou as informações ao companheiro dela, que já era um criminoso foragido do DF, condenado por tráfico de drogas e homicídio.
A dupla contou. ainda. com a ajuda de outro amigo para formar o trio e concretizar o crime. De posse das informações sobre a autoria, a autoridade policial conseguiu obter mandados de prisão preventiva dos três.
Um dos criminosos foi capturado em Planaltina de Goiás. O casal composto pela ex-cuidadora e seu companheiro estão foragidos. Trata-se de Rafael de Paulo Ferreira e Sarah da Silva Santos.
A PCDF solicita a divulgação das imagens dos criminosos e convoca a população para prestar informações pelo disque denúncia (197) a respeito da localização desses indivíduos.
O carro da vítima e outros bens foram recuperados. Os criminosos serão indiciados por associação criminosa e roubo
qualificado pela restrição de liberdade com penas que somam mais de 18 anos de prisão.