GPT-4.5 Turbo é confirmado “por acidente” pela OpenAI

Parece que a OpenAI está tão empolgada quanto os fãs de tecnologia para anunciar a chegada da próxima versão de sua IA generativa. Em um post em seu blog — que parece ter sido publicado por acidente e já foi excluído —, a empresa revela detalhes sobre o aguardado GPT-4.5 Turbo, que superaria o antecessor GPT-4 Turbo em diversos aspectos, inclusive com informações mais recentes.

  • 4 motivos para usar o ChatGPT
  • IA para criar vídeos Sora deve ser lançada ainda em 2024

ChatGPT-4.5 Turbo a caminho?

No “vazamento”, a OpenAI afirma que o GPT-4.5 Turbo é um novo modelo que “supera o antecessor em velocidade, precisão e escalabilidade”. Apesar de já ter sido removido do site da OpenAI, alguém printou o resumo da publicação  armazenado em cache exibido nos buscadores Bing e DuckDuckGo e compartilhou a imagem no Reddit.

GPT 4.5 Turbo Confirmed
byu/Chika1472 inOpenAI


Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

O que tachama ainda mais a atenção no vazamento é a informação de “knowledge cutoff of June 2024”, ou seja, a inteligência artificial deve ter dados atualizados até a data mencionada. Para efeito de comparação, o GPT-4 Turbo traz informações até abril de 2023, enquanto a versão gratuita (GPT-3.5, do ChatGPT grátis) é atualizada até novembro de 2021.

Além disso, é possível notar no post que o GPT-4.5 Turbo terá o dobro de janela de contexto de sua versão anterior — ou seja, enquanto o 4 Turbo tem o limite de 128 mil tokens (ou cerca de 300 páginas de texto, segundo a OpenAI) por prompt, sua próxima empreitada ofereceria um total de 256 mil tokens (fazendo as contas, cerca de 600 páginas).

1 ano de GPT-4

A informação de detalhes sobre o possível GPT-4.5 Turbo surge um ano depois do anúncio do GPT-4 pela OpenAI. Na época, a companhia de inteligência artificial destacou que o sistema era o mais avançado já feito, capaz de produzir “respostas mais seguras e úteis”.

Oito meses depois, a empresa trouxe a versão turbinada do modelo (GPT-4 Turbo) com dados atualizados e maior capacidade de compreensão de prompts. Caso a próxima iteração dê as caras depois de junho de 2024, a OpenAI vai seguir com uma diferença de tempo similar entre os modelos de seu robô.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Cinemark lança promoção com ingresso grátis para filmes do Oscar
  • Copilot está mais poderoso e oferece GPT-4 Turbo de graça
  • Programa do IRPF 2024 já está disponível; veja como baixar
  • Os 10 melhores jogos de corrida para Android
  • Dia do Pi | 18 curiosidades sobre o famoso número
  • Erupção solar causa apagão de rádio no Brasil
Adicionar aos favoritos o Link permanente.