Lula planeja ida a comícios para socorrer campanhas de aliados em SP

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja um fim de semana cheio em São Paulo, com ao menos quatro eventos de campanha entre sábado e domingo (27 e 28/9), para socorrer os aliados tanto na capital quanto na região metropolitana.

O Metrópoles publicou que o petista tem atuado de forma mais ativa nas campanhas de aliados na Grande São Paulo com o intuito de retomar o “cinturão vermelho” ao redor da capital. Para o fim de semana, Lula já fechou a agenda para, além da capital paulista, participar de eventos em São Bernardo do Campo, reduto político dele, e Diadema.

Nos quatro eventos, Lula busca realizar atos públicos, nas ruas, com caminhadas que tornem as agendas mais “participativas”, segundo aliado. A ideia é levar as campanhas até a população, em especial nas periferias, para que os eleitores saibam que o presidente está diretamente envolvido nas eleições.

3 imagens

Luiz Fernando, do PT, beija Lula em evento na campanha de 2022

O presidente Lula ao lado do prefeito e candidato à reeleição em Diadema, José de Filippi Jr. (PT)
1 de 3

Boulos ao lado de Lula em comício em SP no dia 26 de agosto de 2024

Reprodução

2 de 3

Luiz Fernando, do PT, beija Lula em evento na campanha de 2022

Reprodução

3 de 3

O presidente Lula ao lado do prefeito e candidato à reeleição em Diadema, José de Filippi Jr. (PT)

Ricardo Stuckert/PR

No sábado (28/9), Lula deve participar de duas caminhadas ao lado de Guilherme Boulos (PSol), candidato à Prefeitura de São Paulo. Um dos atos será pela manhã, no bairro do Grajaú, no extremo sul da cidade, e o outro, previsto para o início da tarde, deve ocorrer no extremo leste.

Já às 17h, o presidente planeja participar de um ato de rua em São Bernardo para tentar impulsionar a candidatura do deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT). No último levantamento do Paraná Pesquisas, o petista apareceu tecnicamente empatado em 3º lugar com Flávia Morando (União Brasil), candidata apoiada pelo atual prefeito – e seu tio – Orlando Morando (PSDB).

O deputado federal Alex Manente (Cidadania), apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), lidera a pesquisa em São Bernardo, seguido de Marcelo Lima (Podemos). Preocupado com a “expansão bolsonarista” em seu reduto político, Lula colocou São Bernardo como uma de suas prioridades nestas eleições.

Para o domingo (29/9), Lula planeja uma ida a Diadema. Inicialmente, a cidade não estava entre as maiores preocupações do presidente, já que o petista José de Filippi Jr, candidato à reeleição, é o atual prefeito e vinha liderando as pesquisas.

No entanto, o último levantamento do Paraná Pesquisas no município acendeu o sinal de alerta no PT, com Filippi (39,3%) sendo numericamente superado por Taka Yamauchi (MDB), com 40,1%. Os dois estão tecnicamente empatados na liderança.

Com isso, a campanha recalculou a rota e Lula foi acionado para socorrer mais uma candidatura.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.