Ex-designer da Apple trabalha em novo produto de IA com a OpenAI

O ex-chefe de design da Apple, Jony Ive, confirmou que está trabalhando em um novo produto de inteligência artificial em colaboração com Sam Altman, CEO da OpenAI. O projeto, que vinha sendo especulado desde 2023, foi mencionado em uma reportagem do The New York Times, publicada nesse último sábado (21), onde Ive detalhou a parceria.

  • OpenAI terá estrutura com fins lucrativos mais tradicional em 2025, diz Altman
  • ChatGPT soma 11 milhões de assinantes mas segue no prejuízo

Segundo a reportagem, Ive e Altman debatem “como a IA generativa tornou possível criar um novo dispositivo de computação já que a tecnologia pode fazer mais pelos usuários do que o software tradicional”, em especial na resolução de problemas complexos.

Porém, não foram revelados detalhes sobre o que seria esse novo aparelho. A inspiração para o dispositivo teria vindo da tecnologia de telas sensíveis ao toque e do design do iPhone, mas os idealizadores não comentaram o que produto será capaz de realizar.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Aparelho de IA conta com investidores

O projeto está sendo desenvolvido “em segredo” pela empresa de design de Ive, a LoveFrom, e conta com uma equipe de cerca de 10 funcionários — incluindo Tang Tan e Evans Hankey, ambos ex-Apple, que trabalharam diretamente com Ive em produtos como o iPhone. A equipe está operando em um escritório de 32 mil metros quadrados em São Francisco, onde Ive adquiriu uma série de propriedades.

Jony Ive se mudou para San Francisco em 1992 para trabalhar na Apple, onde liderou o departamento de design industrial a partir de 1996. Sob sua liderança, foi responsável por criações icônicas como o iMac, iPod, iPhone e iPad. Após a morte de Steve Jobs, Ive acumulou o cargo de Vice Presidente Sênior. Em junho de 2019, anunciou sua saída da Apple, após 27 anos, para fundar seu próprio empreendimento criativo, a LoveFrom.

Jony Ive trabalhou diretamente com Steve Jobs na criação do iPhone
Jony Ive trabalhou diretamente com Steve Jobs na criação do iPhone e outros aparelhos da Apple

Além de Ive e Altman, o projeto está sendo financiado por investidores como a Emerson Collective, organização de Laurene Powell Jobs, a viúva de Steve Jobs. A expectativa é que o financiamento chegue a US$ 1 bilhão até o final do ano, mas não há informações sobre valores específicos já captados.

Ainda não foi definido quando o novo aparelho de IA será apresentado ao mercado.

Leia também: IA tem impacto ambiental? Big Techs registram aumento na emissão de carbono

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.