Conheça o filme que vai representar o Brasil no Oscar 2025

Nesta segunda-feira (23), a Academia Brasileira de Cinema anunciou que Ainda Estou Aqui, longa-metragem de Walter Salles, irá representar o Brasil no Oscar. Escolhido por unanimidade, o filme foi exibido nos festivais de Toronto e San Sebastián, selecionado para o Festival de Nova York, e vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp

“Estou orgulhosa de presidir essa comissão, que foi unânime na escolha desse grande filme sobre memória, um retrato emocionante de uma família sob a ditadura militar. ‘Ainda Estou Aqui’ é uma obra-prima, sobre o olhar de uma mulher, Eunice Paiva, e com atuações sublimes das duas Fernandas. Esse é um momento histórico para nosso cinema. Não tenho dúvida que esse filme tem grandes chances de colocar o Brasil de novo entre os melhores do mundo. Nós, da indústria do audiovisual brasileiro, merecemos isso”, contou Bárbara Paz, presidente da Comissão de Seleção.

A vaga na categoria de Melhor Filme Internacional foi disputada com outras 11 produções, inscritas e habilitadas a concorrer à vaga. Na semana passada, outros cinco títulos passaram para a segunda etapa: Cidade Campo, de Juliana Rojas; Levante, de Lillah Halla; Motel Destino, de Karim Aïnouz; Saudade Fez Morada Aqui Dentro, de Haroldo Borges; e Sem Coração, de Nara Normande e Tião.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O longa é uma adaptação do livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe, Eunice Paiva e é o primeiro filme original Globoplay. O elenco de Ainda Estou Aqui conta com Fernanda Torres, Fernanda Montenegro e Selton Mello.

A história se passa no centro da família Paiva: Rubens, Eunice e seus cinco filhos, no início dos anos 70, no Rio de Janeiro, quando o país vive o endurecimento da ditadura militar. É nesse contexto em que o patriarca, Rubens Paiva, é levado por militares à paisana e desaparece. A partir daí, se inicia uma busca que durará décadas, na qual Eunice é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos, enquanto procura descobrir a verdade sobre o que aconteceu. 

 O filme chegara às salas de cinema em 7 de novembro.

Leia também:

  • Batman é o 1º personagem de HQs a ganhar estrela na Calçada da Fama
  • Netflix libera trailer da sequência que está no Top 20 da plataforma

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.