O mercado de jogos para PC está prestes a ganhar mais um competidor de games, com o Google anunciando uma expansão significativa para a Play Games, sua loja oficial. Ainda neste ano, a empresa vai permitir que qualquer desenvolvedor publique títulos na plataforma, que vai se tornar uma concorrência direta a outros nomes já consagrados como Steam e Epic Games Store.
- 7 card games eletrizantes para PC
- O Steam Deck funciona como um PC para jogos e trabalho?
O anúncio da novidade foi feito durante o Games Developer Summit (GDC), que acontece nesta semana e é focado no mercado de desenvolvimento de jogos. Enquanto não há data para a liberação geral da loja Google Play Games, a gigante afirma que os produtores interessados em publicar seus títulos no marketplace já podem demonstrar seu interesse para receberem as primeiras informações.
A Google Play Games já está disponível nos PCs desde novembro de 2022, funcionando inclusive no Brasil com foco na oferta de jogos de Android para os computadores. Gratuita para baixar, a loja da gigante funciona através de parcerias, já que um trabalho adicional é necessário para garantir que os títulos do sistema operacional para celulares funcionem no Windows.
–
Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–

No ano passado, porém, veio a primeira expansão e o marketplace passou a oferecer também títulos nativos do PC, desde que, claro, fossem versões de jogos também disponíveis no Android. O próximo passo, então, desvincula a Google Play Games do ecossistema mobile, possibilitando que até mesmo lançamentos exclusivos e títulos de destaque recente sejam lançados por lá.
- Assine o Xbox Game Pass Ultimate por apenas R$ 44,99/mês e tenha acesso a uma biblioteca com mais de 100 jogos para Xbox e PC!
Os detalhes dessa empreitada, entretanto, continuam ocultos, principalmente em relação a recursos exclusivos e outros diferenciais. Eles são necessários, principalmente, quando falamos de uma plataforma com a Steam tão bem-estabelecida, com a Epic Games Store seguindo em uma concorrência que mistura jogos exclusivos e críticas dos jogadores. Enquanto isso, empreitadas anteriores do Google não deram o resultado esperado, com o sistema de cloud gaming Stadia sendo uma das capotagens mais recentes da companhia.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Ciência define a partir de qual idade a pessoa é “velha”
- Meta consegue liminar para seguir com este nome no Brasil
- Google Fotos agora separa prints de recibos e outros documentos
- Atriz de Harry Potter volta a provocar fãs e desdenha da Marvel: “Cresçam!”
- Recorde na expectativa de vida humana vai ser quebrado em 2060
- Pintura rupestre revela história milenar da ocupação na Amazônia