Saiba os melhores horários para fazer as refeições e queimar gordura

Os pesquisadores estão cada vez mais focados em identificar medidas eficazes para contribuir com o emagrecimento. Um dos pontos que os cientistas tentam desvendar é se existem melhores horários para fazer as refeições, pois elas podem determinar o ritmo metabólico, que é um dos responsáveis pela diminuição dos estoques de gordura no corpo. 

Ao portal GB News, do Reino Unido, o nutricionista Naheed Ali recomenda que o indivíduo construa uma programação alimentar diária de acordo com seus horários. A organização ajudará o organismo a se acostumar com a rotina, além de acelerar o metabolismo, queimando calorias de forma saudável. 

Naheed também explica que o ideal é iniciar as atividades diárias a partir das 6h e concluí-las às 22h. “Esse horário ajuda a alinhar o metabolismo do indivíduo com o ritmo circadiano natural, que possui papel crucial no controle dos hormônios da fome e da sensibilidade à insulina”, afirma.

O nutricionista acrescenta que, para acelerar o metabolismo, o horário ideal para o café da manhã é uma hora depois de acordar, por volta das 7h. Já o jantar deve ser feito cerca de duas a três horas antes de dormir, por volta das 19h — a refeição mais cedo garantirá que o corpo tenha tempo suficiente para digerir os alimentos antes que a taxa metabólica diminua durante o sono.

Foto colorida de mesa com bowls de frutas e vitaminas; prato com torrada; e xícara de café - Metrópoles
O horário ideal para o café da manhã é por volta das 7h com o intuito de acelerar o metabolismo

Gordura abdominal

“O cronograma promove a sensibilidade à insulina e ajuda a controlar os hormônios da fome ao longo do dia, auxiliando assim na redução da gordura”, explica Ali. Entretanto, ele alerta que cada indivíduo responderá de uma maneira e que não existe uma abordagem única para a perda de peso.

Foto colorida de mão segurando uma pinça de medir gordura abdominal - Metrópoles
A rotina alimentar ajuda a controlar os hormônios da fome e auxilia na redução da gordura abdominal

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.