Nísia Trindade tem “zero chance” de sair do Ministério da Saúde

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, deve ter uma conversa marcada com Lula, nesta terça-feira (18/3), no Palácio do Planalto. Ela levará todo o secretariado da pasta para conversar com o presidente.

Nísia conversou com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, após a reunião ministerial que Lula organizou na segunda-feira (18/3). Ela disse a Padilha, o seu padrinho no governo, que tem perfeita noção do desafio que tem pela frente e que está preparada para suportar as pressões do cargo. Segundo fontes do Planalto, ela tem “zero chance” de deixar a pasta neste momento.

Além do apetite do Centrão, que deseja assumir o controle das emendas da Saúde, Nísia enfrenta dificuldades para superar as crises impostas pela dengue e pelas mortes de yanomamis.

A ida do secretariado da Saúde ao Planalto foi um pedido de Lula, que quer conhecer as pessoas responsáveis por liderar as ações do ministério. A expectativa no Planalto é que a reunião sirva para o presidente entender melhor quais são os desafios enfrentados pela pasta.

O Ministério da Saúde estava imerso em uma briga de correntes do PT representadas no secretariado. Espera-se que a demissão do secretário de Atenção Especializada à Saúde, Helvécio Magalhães, pacifique o ambiente na pasta. Ele foi exonerado por Nísia na segunda-feira, após a reunião ministerial. Nísia se disse traída por Helvécio, por ser uma pessoa tão experiente e tê-la deixado à parte da crise que se passava em algumas áreas do ministério, e que foram alvo de reportagens críticas da imprensa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.