Por união da direita, prefeito de Guarulhos apoiará aliado de Tarcísio

São Paulo – Em movimento semelhante ao que ocorreu na eleição do governador Tarcísio de Freitas em 2022, o PSD apoiará a candidatura do Republicanos para as eleições à Prefeitura de Guarulhos neste ano.

O prefeito Gustavo Enric Costa, conhecido como Guti (PSD), anunciou nessa segunda-feira (18/3) o seu apoio à pré-candidatura do deputado estadual Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos).

Xerife é líder do governo Tarcísio na Assembleia Legislativa (Alesp) e também é aliado do secretário de Governo, Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD e responsável pela articulação política no Legislativo paulista.

Segundo assessores do governador, Xerife aceitou a liderança na Alesp como parte de um acordo para que Tarcísio e Kassab o apoiassem em sua candidatura à Prefeitura.

O apoio de Guti a Xerife para sucedê-lo, seria anunciado na semana passada em encontro entre os dois no Palácio dos Bandeirantes, mas foi remarcado para a noite dessa segunda-feira em coletiva de imprensa no Hotel Monaco, no centro da cidade (foto em destaque).

Polarização em Guarulhos

Durante o anúncio, Guti sinalizou que o apoio à pré-candidatura de Xerife segue a tendência de uma disputa polarizada entre esquerda e direita na segunda cidade mais populosa do estado.

“A gente tem uma esquerda muito forte e não pode subestimá-la”, disse Guti. “O que a gente não pode fazer, entre os que combatem a esquerda, é se dividir”, acrescentou.

O prefeito guarulhense também afirmou que o apoio à pré-candidatura de Xerife não foi condicionado à escolha de um vice para chapa.

“Nós escolhemos a cabeça da chapa e ponto final. Não temos escolha de vice ainda. Temos diálogos a fazer, estradas a serem construídas para que a gente tenha o melhor projeto, o projeto vencedor”, disse Guti.

A declaração de Guti acena ao PL, que ainda não entrou em consenso sobre a campanha à Prefeitura de Guarulhos.

Conforme publicado pelo Metrópoles na última semana, o ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, divergem sobre qual nome apoiar na disputa à administração guarulhense.

Valdemar já anunciou publicamente que seu pré-candidato é o vereador Lucas Sanches, ex-integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), embora Bolsonaro tenha rejeitado apoiá-lo. Além disso, o ex-presidente tem sido aconselhado por aliados, incluindo o próprio Tarcísio, a abraçar a pré-candidatura de Xerife.

O líder do governo Tarcísio na Alesp é o segundo colocado na disputa à Prefeitura, com 20% das intenções de votos, segundo levantamento de fevereiro do Paraná Pesquisas. Ele aparece atrás apenas do ex-prefeito Elói Pietá (sem partido), que lidera com 28,7%.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.