Alunos marcam protesto de sunga e biquíni contra calor em salas da PUC

São Paulo – Um grupo de estudantes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) marcou um protesto para esta quarta-feira (20/3) contra a falta de ventilação nos campus da instituição. Parte dos alunos afirma que vai usar roupas de banho para chamar a atenção da reitoria para o problema.

O ato foi marcado para o campus de Perdizes, na zona oeste da cidade, onde estão cursos como Direito e Jornalismo.

Os estudantes dizem que a universidade não tem infraestrutura adequada para lidar com dias de calor intenso como os da última semana. Nesta terça-feira (19/3), uma professora desmaiou durante uma aula para a turma de Direito e precisou ser socorrida por colegas, segundo o presidente do Centro Acadêmico 22 de Agosto, Carlos Rodrigues.

“Hoje especificamente foi um dia muito atípico, ficou muito quente na faculdade e aí essa professora estava dando aula e não aguentou”, afirma o estudante.

Carlos diz que as salas de aula não têm ar-condicionado e que os ventiladores instalados não são suficientes. “Algumas salas não têm ventilador, mas as que têm eles claramente não dão conta. São mais antigos e não estão aptos a ventilar o ambiente”, diz o aluno.

Nas redes sociais, uma das páginas organizadoras do protesto divulgou mensagens enviadas por estudantes sobre os problemas com o calor.

“O pessoal de fisioterapia sofre para caramba com a falta de ar no laboratório do 5º andar. A sala fica muito abafada e só tem um ventilador. Em algumas aulas fazemos demonstração de exercício físico e muitos alunos já passaram mal porque estava muito quente”, afirmou um estudante.

Outro aluno disse que estudantes de administração chegaram a deixar a sala de aula na semana passada por não aguentarem o ar quente.

“Sem brincadeira, semana passada estava sem condições, todo mundo pingando de suor”, disse o estudante.

O Metrópoles solicitou nota à PUC, mas não foi respondido até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.