No Brasil, Jonathan Roumie explica sucesso de The Chosen: “Humanidade”

Nesta semana, os artistas que interpretam Jesus, Mateus e Éden na série The Chosen – Jonathan Roumie, Paras Patel e a brasileira Lara Silva, respectivamente – estiveram no país para promover a chegada aos cinemas brasileiros dos episódios 1 e 2 da quarta temporada, em estreia nesta quinta-feira (21/3). A produção já soma mais de 770 milhões de visualizações em todo o planeta.

Nos cinemas, a oferta de salas é quase toda dublada, o que limita a experiência de alguns fãs que terão de esperar um pouco mais para assistir à nova temporada com áudio original e legenda.

A produção tem conseguido a façanha de reunir centenas de milhões de fãs de diferentes credos, e curiosamente tem chamado a atenção até mesmo de agnósticos, fato que demonstra a força desta que é a história mais contada até os dias de hoje.

“A humanidade de Jesus e dos apóstolos é justamente o diferencial desta série, pois as pessoas se sentem tocadas e se relacionam com essa proximidade”, diz Jonathan Roumie, ator que atualmente consta como o número 1 da lista do site IMDB, que aponta um ranking entre os 32 artistas mais queridos que já interpretaram Jesus de Nazaré em diferentes produções cinematográficas.

Diversas rodadas de entrevistas e eventos de pre-estreia ocorrem, nesta semana, em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde os artistas de The Chosen têm a chance de ver de perto a multidão de fãs da série no Brasil, que é o segundo país com maior número de espectadores, atrás apenas dos Estados Unidos, onde a produção é realizada.

Os episódios 1 e 2 chegam às telonas nesta quinta-feira, e serão seguidos nas semanas posteriores pelos episódios 3 e 4, depois 5 e 6, fechando com os 7 e 8. O tempo que ficam em cartaz depende da procura do público, podendo ficar mais ou menos dias em cada uma das quatro exibições que, neste ano, contam com a distribuição da Paris Filmes.

De acordo com o idealizador da série, o norte-americano Dallas Jenkins, o resultado nas bilheterias é bastante esperado e segue sendo uma das formas de financiar a continuidade das filmagens das próximas três temporadas deste drama histórico sobre a vida de Jesus de Nazaré. Iniciado em 2019, The Chosen começou como o maior case de financiamento coletivo da Internet, tendo levantado milhões de dólares que financiaram esta produção independente, graças a doadores de diversos países, especialmente dos Estados Unidos.


0

The Chosen: do financiamento coletivo a 770 milhões de views no mundo

Inicialmente apresentado na própria plataforma da série, a imensa aceitação do público tem despertado a atenção de outros estúdios e plataformas de streaming, que agora exibem a série em 175 países, com tradução em legendas e dublagem para mais de 50 idiomas. O objetivo, segundo os produtores, é alcançar a marca de 600 idiomas. No Brasil, é possível assistir à série de forma gratuita pela plataforma, site e aplicativo Angel, na Netflix e, também, na TV aberta, pelo SBT.

Grande parte deste sucesso pode ser creditado à interpretação acessível e engajada de Jesus pelo artista novaiorquino Jonathan Roumie. Outro destaque da série fica por conta do também norte-americano Paras Patel, que dá vida ao apóstolo Mateus, numa performance surpreendente, ao apresentar o discípulo como um evangelista racional e meticuloso, com um comportamento muitas vezes relacionado ao espectro autista.

Na trama, esta forma única de ser é o que justamente se torna sua grande força para que o ex-cobrador de impostos consiga enfrentar o julgamento dos demais discípulos, se perdoar pelos erros cometidos e deixar o passado para trás. “Esta força é um dos pontos que mais causam impacto em mim e nos espectadores.

“Também tenho buscado na minha experiência pessoal formas de interpretar Mateus e a coragem que ele precisa ter para olhar pra frente e seguir adiante”, diz Paras Patel, em entrevista ao Metrópoles.

Assim, o que poderia ser uma imensa fonte de críticas, tornou-se o ponto alto da série: a ousadia dos roteiristas ao adicionar situações comuns da vida dos personagens às narrativas bíblicas, acabou sendo uma escolha acertada, que leva o espectador a se identificar de forma próxima à sua realidade atual – mesmo de alguém em plena década de 2020 – com as soluções espirituais apresentadas por Jesus nos Evangelhos do século primeiro.

Neste sentido, o maior destaque da série pode ser conferido de forma magistral na terceira temporada, que traz como pano de fundo o drama do casal Simão (Pedro) e Éden, que passa por uma perda familiar muito grande e vê seu casamento e sua fé imensamente abalados por isso.

“Foi um momento muito intenso da série, que tocou muitos corações e o meu também”, explica Lara Silva, brasileira que vive há muitos anos nos Estados Unidos e entrega uma interpretação brilhante e autêntica a Éden, como a anfitriã que recebe em sua casa as principais reuniões dos discípulos em torno de Jesus.

“Estar de volta ao Brasil é de arrepiar, é a minha terra. Estou muito feliz de estar aqui”, celebra a brasileira, que estava grávida durante as gravações da quarta temporada e trouxe seu filho recém-nascido para o lançamento.

O sucesso da aproximação da história dos evangelhos com as situações cotidianas tem sido confirmado por milhares de comentários apaixonados e testemunhos de pessoas que se dizem tocadas e, até mesmo, curadas emocional e espiritualmente pela série. Tamanha devoção tem sido crescente com a chegada de cada uma das três temporadas e, agora, entra numa nova fase bem mais tensa e desafiadora para os fãs e espectadores.

“Agora (na quarta temporada) o que aconteceria ‘em breve (soon)’ já está aqui, pois as oposições do sinédrio e do governo romano contra Jesus começam a trazer episódios mais tensos e dolorosos. Tenho procurado focar bastante no presente e viver o que cada momento traz”, diz Roumie, que se mostra muito aberto para ver de perto a empolgação e o amor dos fãs brasileiros pela série.

Os episódios 1 e 2 serão exibidos de forma conjunta e estreiam nos cinemas brasileiros no dia 21 de março, em todo o país. Horários e salas em sua cidade podem ser encontrados aqui.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.