Professor sergipano vai ao Canadá para pesquisa sobre biomassa de efluentes

 

A transformação da biomassa produzida no processo de tratamento de água e esgoto é objeto de uma pesquisa de pós-doutorado que será desenvolvida pelo professor-doutor Ranyere Lucena de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos (PEP) da Universidade Tiradentes (Unit). O projeto foi aprovado em um recente edital de bolsas de projetos internacionais no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). De um total de 745 projetos de todo o Brasil, o sergipano ficou em 7º lugar geral e foi o primeiro entre os do Comitê de Engenharia Química.

A pesquisa, com o nome “Rotas tecnológicas sustentáveis para a transformação de lodo residual em produtos de valor acrescentado”, envolve o processamento e a valoração dessa biomassa gerada nas estações de tratamento de efluentes sanitários, transformando-os em produtos de valor agregado como bio-óleo e bioquímicos, usados na produção de combustíveis avançados e biocatalisadores. “O projeto busca aprimorar os conceitos de Economia Circular e Simbiose Industrial, onde a biomassa presente passa a ser tratada como um importante via para originar inúmeros bioprodutos que reduzirão o impacto ambiental e econômico”, explica Ranyere.

Entre os impactos esperados, estão a colaboração para a diversificação da matriz energética, a descentralização das unidades produtoras, a intensificação da cadeia produtiva dos derivados de combustíveis e a aplicação de rotas biocatalíticas em setores industriais estratégicos, como biocombustíveis, tratamento de efluentes, papel e celulose, cosmética e alimentícia. As informações técnicas obtidas na pesquisa vão subsidiar a implantação de plantas de produção de combustíveis renováveis e bioquímicos a partir de lodo residual, a partir de estações colocadas junto às estações de tratamento de efluentes.

“Desta forma, a produção de combustíveis avançados e bioquímicos a partir de lodos residuais tem um efeito positivo na redução das emissões de gases de efeito de estufa provenientes dos aterros sanitários”, afirma o pesquisador, destacando que outro objetivo a ser alcançado na pesquisa está o desenvolvimento de um processo mais econômico para acelerar o processo de bioconversão e transformar esse substrato em produtos de valor agregado. “Contudo, e de forma a minimizar os riscos e impactos relativos a este projeto de pesquisa, propomos uma base tecnológica flexível, de forma que, se o material residual seja demasiado recalcitrante após etapa de hidrólise/fermentação e obtenção das enzimas, uma rota aprimorada para produção de bio-óleo é proposta via liquefação hidrotérmica”, completa.

No exterior

A pesquisa será realizada em conjunto com a Universidade de Victoria (UVic), em Victoria, no Canadá, onde Ranyere atuará como professor-visitante e trabalhará com a espectroscopia Raman, uma tecnologia de estudo de compostos químicos, que será usada no monitoramento dos processos de conversão previstos na pesquisa. Durante esse período, previsto para começar em julho de 2027, ele será supervisionado pelo pesquisador brasileiro Alexandre Brolo, chefe do departamento de Química da UVic e coautor de 230 publicações, além de referência nas áreas de espectroscopia e ressonância plasmônica de superfície. Além da UVic e da Unit, a pesquisa terá as participações do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e da Universidade de Coimbra, em Portugal.

“O estágio no Canadá sob a supervisão do professor Alexandre Brolo permitirá ao professor Ranyere explorar tecnologias avançadas e trazer conhecimentos valiosos para nosso programa de pós-graduação. Estamos ansiosos pelos resultados dessa pesquisa e pelas futuras colaborações e intercâmbios que ela irá gerar, contribuindo para os nossos objetivos que são principalmente a geração de conhecimentos e a formação de recursos humanos altamente qualificados na área de engenharia de processos”, ressalta o coordenador do PEP/Unit, professor Giancarlo Salazar Banda, pontuando que a aprovação do projeto no edital do CNPq reafirma a excelência e competividade do corpo docente da Unit.

Esta é a mesma impressão do coordenador da Pós-graduação Stricto Sensu, professor Marcos Wandir Nery Lobão, que destacou a capacidade dos professores de buscar um novo ambiente para continuar melhorando a sua própria formação e seus projetos de pesquisa. “Uma ida dessa do professor Ranyere não só aproxima a instituição [UVic] com a nossa, mas abre caminho para que haja mobilidade acadêmica internacional de alunos e de novos professores para esta instituição que ele escolheu, entre outras possibilidades de parcerias e projetos de pesquisa nesse nível”, afirmou ele.

O chamado Edital de Apoio a Projetos Internacionais de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação, feito pelo CNPq, tem o objetivo de fomentar propostas de projetos internacionais de pesquisa que visem contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação do país, por meio da concessão de bolsas no exterior e recursos de custeio, em todas as áreas do conhecimento. “Entendo que a oportunidade em participar desse edital só foi possível devido a busca inerente de cada pesquisador em aperfeiçoar seus conhecimentos, e isto não é diferente para mim. A Unit se destaca por seu forte foco em pesquisa científica e tecnológica, com diversos grupos de pesquisa reconhecidos nacionalmente. A aprovação do projeto se baseia nesse histórico de excelência”, diz Ranyere, destacando também a atuação do grupo de pesquisa na área de Engenharia de Bioprocessos do PEP. do qual o pesquisador também faz parte. .

Fonte: Asscom Unit

Adicionar aos favoritos o Link permanente.