Fed mantém juros dos EUA entre 5,25% e 5,50% pela quinta vez

O Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) anunciou nesta quarta-feira (20/3) que manterá os juros da economia americana no intervalo entre 5,25% e 5,50% ao ano. Essa foi a quinta vez seguida que o órgão não alterou a taxa, que permanece no seu maior patamar desde 2001.

A decisão do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), o equivalente ao Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC) do Brasil, foi unânime. Ela confirmou previsões do mercado financeiro, segundo as quais o início do ciclo de queda de juros nos EUA não vai começar tão cedo.

No comunicado emitido sobre a decisão, os integrantes do Fomc afirmam que “indicadores recentes sugerem que a atividade econômica tem se expandido num ritmo sólido”. O texto acrescenta: “Os ganhos de emprego permaneceram fortes e a taxa de desemprego permaneceu baixa. A inflação diminuiu ao longo do ano passado, mas permanece elevada”.

As taxas de juros americanas têm grande peso sobre a economia global. No caso dos investimentos, por exemplo, elas tornam mais atrativos aportes nos títulos da dívida dos EUA, os Treasuries, em detrimento de aplicações de renda variável, como as ações negociadas em Bolsas de Valores. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.