Placas-mãe Z890 sofrem com instabilidade em PCs com Windows 11

Junto com os processadores Intel Core Ultra 200 para desktop, chegaram também as placas-mãe com chipset high-end Z890, que estão apresentando problemas com o Windows 11 em sua atualização 24H2. Relatos apontam para problemas no uso dos gráficos integrados das CPUs Arrow Lake.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Intel Panther Lake deve trazer mudança importante no design de chips
  • CPUs Intel Core Ultra 200 enfrentam problemas de instabilidade

Divulgado primeiro pelo site espanhol El Chapuzas Informatico, o problema leva a travamentos e reinicializações aleatórios ao atualizar para a versão mais recente do sistema operacional da Microsoft, usando um Core Ultra 200 em uma placa-mãe Z890, único chipset do socket LGA-1851 disponível até o momento.

O site entrou em contato com a ASUS, fabricante da placa usada, que apontou para um conflito entre placa de vídeo e gráficos integrados em PCs com Windows 11 e a atualização 24H2.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Possíveis soluções para o problema com placas Z890

A solução por parte da ASUS seria a atualização da BIOS da forma convencional, ou ainda desativar a iGPU através das configurações da placa-mãe. O mais curioso é que a fabricante deixa a entender que outras marcas também foram afetadas pelo problema.

Placas-mãe Z890 da Gigabyte, que também podem ter sido afetadas (Imagem: Gigabyte/Divulgação)

O Videocardz entrou em contato com outros reviewers dos Intel Core Ultra 200 para verificar se o problema se estende para outras fabricantes e eles ouviram que placas Z890 da Gigabyte, MSI e ASRock também sofrem do mesmo problema.

É possível que esse problema se trate de algum micro código mal-programado que Intel disponibiliza para suas parceiras de placa-mãe, já que não existem relatos de outras gerações de processadores da Intel e AMD com gráficos integrados e usando o Windows 11 mais recente passando pelo mesmo problema.

A companhia ainda não se pronunciou sobre a falha e não há qualquer indício de quando a questão será solucionada em definitivo.

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.