Elmar defende no PT que candidatura de Motta é bancada por Cunha

O líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento (BA), defendeu, em reunião com a bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), que a candidatura do líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), à presidência da casa legislativa é sustentada por Eduardo Cunha.

A bancada petista tem se reunido nesta terça-feira (29/10) com os adversários de Hugo Motta para a substituição de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara dos Deputados. Antes de Elmar, Antonio Brito (PSD-BA), esteve com os deputados do PT.

Durante a reunião no PT, Elmar Nascimento também argumentou que o União Brasil votou junto do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em temas importantes, em especial na área econômica.

Eduardo Cunha em discussão

O ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (Republicanos) é um assunto delicado dentro da bancada do PT. Visto que, ele foi o responsável por pautar o pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 2016.

A aproximação do “algoz” do PT com Hugo Motta também foi criticada pelo líder do PT no Senado Federal, senador Jaques Wagner (PT-BA). O senador baiano também pontuou a aproximação do líder do Republicanos com o senador Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro (PL).

Apoio à Motta

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou apoio à candidatura de Hugo Motta na manhã desta terça. O movimento fez com que a pauta da Casa Legislativa se voltasse para discussão em torno da sucessão do líder alagoano no comando da Câmara.

Elmar, que era amigo próximo de Arthur Lira, ainda tem demonstrado certa mágoa com o presidente da Câmara. Inclusive, na reunião com o PT indicou o descontentamento no apoio de Lira a Hugo Motta.

O líder do União Brasil chegou a ser cotado como favorito para suceder Arthur Lira, também em virtude do apoio da maior bancada da Casa.

Nas redes sociais, Elmar comentou o apoio de Lira ao líder do Republicanos. “O apoio do presidente Arthur Lira ao colega Hugo Motta é legítimo. No entanto, a condução da Câmara dos Deputados não deve buscar uma unanimidade artificial, reduzida a uma única vontade”, escreveu na rede social X.

“Minha candidatura se firma na renovação e no fortalecimento da democracia, valorizando a diversidade de pensamentos. Não buscamos consensos artificiais, mas espaços para a saudável disputa de ideias”, indicou Elmar Nascimento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.