Delid do Ryzen 7 9800X3D mostra mudanças 3D V-Cache de 2ª geração

Um vazamento recente do material promocional do AMD Ryzen 7 9800X3D menciona que a CPU usará uma nova geração da tecnologia de empilhamento de memória cache. Agora, uma foto do processador, depois de um delid, revela uma mudança visível no die da CPU.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • AMD investe em IA com novos processadores Ryzen AI PRO 300
  • Nova versão do Lenovo Legion Go pode usar CPU AMD Strix Point

Até os Ryzen 7000X3D, era possível ver no die a memória cache com a tecnologia 3D V-Cache de forma destacada. A foto obtida pelo WCCFtech agora mostra que a “linha” que ficava acima do tile de núcleos (CCX) não existe mais.

O die do Ryzen 7 9800X3D segue o mesmo padrão dos SKUs baseados em Zen 5, com um tile para núcleos e outro para I/O. Segundo as fontes do site, a memória cache empilhada não é mais vista porque ela foi para baixo do complexo de núcleos do processador.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Ryzen 7 9800X3D pode se beneficiar com a mudança

Essa mudança, inclusive, traz um novo design de chiplet para o Ryzen 7 9800X3D, já que ele usa sobreposição de chips, com o die de núcleos Zen 5 em cima da memória cache empilhada.

Cache 3D não é visto no die de núcleos do Ryzen 7 9800X3D (Foto: WCCFtech)

Não foi revelado as mudanças que uma alteração dessa traz, mas ela altera a forma como o processador é alimentado, sua temperatura e até seu desempenho — mesmo que vazamentos mostrem que a nova CPU da AMD não é tão superior em relação ao seu antecessor, o Ryzen 7 7800X3D, um dos melhores processadores para games.

Por mais que a AMD tente fazer segredo sobre os Ryzen 9000X3D, que serão revelados no dia 7 de novembro, já existem diversos vazamentos do Ryzen 7 9800X3D. Insiders da indústria até especulam que esse SKU será o único revelado e lançado inicialmente, já que não existe qualquer indício de outros modelos.

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.