Chá de boldo: saiba principais benefícios e contraindicações

O chá de boldo é um dos mais populares do Brasil. A planta, cujo nome científico é Peumus boldus, favorece a digestão, combatendo a prisão de ventre, as cólicas intestinais e os gases.

A infusão também é usada para curar resseca e têm efeito calmante, capaz de diminuir a ansiedade e facilitar o sono.

A nutricionista Carla de Castro destaca os poderes anti-inflamatórios e detox do boldo. “É um chá bem amargo e, por isso, é bom para o fígado. Ajuda a diminuir problemas digestivos e hepáticos”, afirmou, em entrevista anterior ao Metrópoles.

Chá de boldo emagrece?

A nutricionista Julia Marques, especialista em nutrição funcional, afirma que muitas pessoas associam o chá de boldo ao emagrecimento justamente por causa do efeito detox.

Ela explica, no entanto, que nenhum alimento pode ser considerado capaz de promover diretamente a perda de peso, pois o processo depende de uma rotina que conjugue alimentação balanceada, exercícios físicos e descanso de qualidade.

“O chá de boldo ajuda na digestão, mas não deve virar uma estratégia para resolver excessos. É importante não exagerar na quantidade e ter uma dieta balanceada, com muitas frutas, vegetais e fibras, para manter uma boa saúde digestiva”, comentou Julia, em entrevista anterior ao Metrópoles.

Confira alguns benefícios do chá de boldo:

1. Melhora a digestão

A principal ação da bebida é no trato gastrointestinal. No fígado, o boldo estimula a produção da bile, secreção importante para quebrar moléculas de gordura. O efeito combate constipação, gases, azia e até a sensação de ressaca.

2. Alivia dores

Existem algumas pesquisas iniciais que indicam que o boldo, por conta das propriedades anti-inflamatórias e potenciais efeitos analgésicos, pode auxiliar no alívio, por exemplo, de dores de cabeça ou desconfortos estomacais.

3. Reduz nível de colesterol

A quebra da molécula de gordura exercida pelo boldo é ainda capaz de reduzir os níveis de LDL, colesterol ruim, e aumentar o HDL, colesterol bom. A regulação pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, como infarto e aterosclerose.

4. Previne infecções

“O boldo contém compostos como a boldina, substância antimicrobiana, que é capaz de inibir o crescimento de bactérias, fungos e microrganismos. A infusão pode evitar infecções, especialmente as intestinais”, aponta Julia.

5. Ação calmante

O chá de boldo atua também no sistema nervoso, proporcionando tranquilidade. A infusão pode ajudar a controlar o estresse e o nervosismo.

Efeitos colaterais e contraindicações

Embora tenha vários benefícios, o chá de boldo possui efeitos colaterais, incluindo a possibilidade de intoxicação do fígado, náuseas, vômitos e diarreia. O ideal é que seja usado sob orientação e acompanhamento médico.

A infusão é contraindicada para grávidas e pessoas com hepatite, pedra na vesícula ou pancreatite.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.