Greve na Receita Federal impacta chegada encomendas internacionais ao Brasil

Os auditores-fiscais da Receita Federal iniciaram uma greve na última terça-feira (29) que deve ter duração de 48 horas e pode causar um impacto no recebimento de encomendas internacionais vindas ao Brasil.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Claro vai vender celulares Oppo com exclusividade no Brasil
  • Novo celular inspirado na série Nokia Lumia estaria a caminho; veja fotos

 Os profissionais reivindicam a criação de uma Mesa Específica para a negociação de reajustes salariais e outras pautas. Em comunicado, o Sindifisco (Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil) destacou que os auditores-fiscais entraram em mobilização em julho de 2024. 

O ato iniciou depois que o MGI (Ministério da Gestão e da Inovação) informou que “não cumpriria o acordo que previa a instalação da mesa de negociação da categoria” pois a pauta salarial já havia sido contemplada em uma regulamentação do bônus. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Desde então, diversos movimentos foram realizados pelo sindicato, como atos públicos, reuniões com superintendentes, entrega de cargos, suspensão de participação em treinamentos e reuniões da Receita Federal. 

Paralisação de auditores-fiscais pode impactar a chegada de encomendas internacionais ao Brasil (Imagem: Reprodução/Sindifisco)

Como consequência dessa paralisação, encomendas internacionais com destino no Brasil podem ser impactadas e sofrer um atraso. O controle de cargas das aduanas fará uma operação-padrão e terá uma análise mais criteriosa de encomendas, mas darão prioridades para animais vivos, medicamentos e alimentos, de acordo com a legislação. 

Assim, compras internacionais poderão atrasar para sair do procedimento de fiscalização, já que a inspeção fará um aumento na quantidade de itens inspecionados. A previsão é de que a paralisação termine nesta quarta-feira (30). 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.