Jatos e iates de bilionários poluem “uma vida” em poucos segundos

Elon Musk, Jeff Bezos e outros bilionários que integram a lista das 50 pessoas mais ricas do mundo também compartilham um lugar em outro ranking bem menos atraente: o de homens que mais emitem gases poluentes na atmosfera em todo o planeta.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Quais são os aviões executivos da Embraer?
  • Robert Downey Jr. critica Elon Musk fazendo “cosplay” de Tony Stark

Segundo o estudo “Carbon Inequality Kills” (Desigualdade de Carbono Mata), divulgado pela Oxfam, os bilionários estão na lista por conta do uso exacerbado de seus iates e jatos particulares, verdadeiras “máquinas de poluir”.

A organização internacional sem fins lucrativos diz que, com base em novas evidências, descobriu que “iates, jatos e investimentos poluentes” dos 50 bilionários mais ricos estão acelerando a crise climática. De acordo com o estudo, as emissões do grupo “1% super-rico do mundo” estão causando perdas econômicas de trilhões de dólares.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“A pesquisa da Oxfam deixa isso dolorosamente claro: as emissões extremas dos mais ricos, de seus estilos de vida luxuosos e ainda mais de seus investimentos poluentes, estão alimentando a desigualdade, a fome e, não se engane, ameaçando vidas”, disse o diretor executivo da Oxfam International, Amitabh Behar.

Uma vida inteira de poluição em poucos segundos

O relatório da Oxfam apontou que os jatos dos bilionários voam, em média, 184 vezes por ano, e ficam 425 horas no ar durante esse período. Essa rotina emite aproximadamente 2.074 toneladas de carbono, número que uma pessoa comum demoraria 300 anos para alcançar, enquanto alguém que faz parte do grupo dos 50% mais pobres do mundo só alcançaria se vivesse por dois milênios.

Amitabh Behar destacou o uso dos jatos de dois bilionários em particular (Musk e Bezos) para afirmar que ambos “estão tratando nosso planeta como seu playground pessoal e incendiando-o por prazer e lucro”. Segundo o estudo, o que os jatos poluem em minutos, muitos humanos não alcançam em uma vida.

O executivo pontuou que a frota de dois jatos particulares do dono da Tesla foi, sozinha, responsável por emitir 5.497 toneladas de CO2 ao longo de um ano, e que isso é equivalente a 834 anos de emissões de um ser humano médio. Já a frota de dois jatos de Bezos emitiu cerca de 2.908 toneladas de carbono no mesmo período.

A situação é ainda pior em relação aos iates. De acordo com o relatório, as luxuosas embarcações emitem o triplo de gases poluentes no comparativo com um jato particular de tamanho médio. “Investimentos sujos e brinquedos de luxo não são apenas símbolos de excesso; eles são uma ameaça direta às pessoas e ao planeta”, concluiu.

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.