Flamengo e Fluminense são denunciados após briga de torcidas

O Flamengo e o Fluminense foram denunciados pela Procuradoria do STJD, na noite desta quarta-feira (30/10), em razão de torcedores organizados de ambos os clubes terem se enfrentaram antes da partida que aconteceu no Maracanã, no último dia 17. Caso punidos, os clubes podem ter que pagar multa de até R$ 100 mil.

O pedido foi para que o Fluminense, que era o mandante da partida, seja enquadrado no artigo do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) que fala sobre “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir” atos de desordem na praça de desporto.

Já o Flamengo, como era visitante, foi enquadrado no mesmo artigo, mas no parágrafo que diz que caso a desordem tenha sido feita pela torcida da entidade adversária, “tanto a entidade mandante como a entidade adversária serão puníveis, mas somente quando comprovado que também contribuíram para o fato”.

No dia do jogo, segundo nota da Polícia Militar, três homens foram presos por envolvimento na briga, que aconteceu em uma rua de acesso ao Maracanã. Uma outra pessoa foi presa pela PM por estar com um simulacro de pistola.

7 imagens

Gabigol

Pedro Guilherme
Jogadores do Fluminense
Germán Cano
John Arias
1 de 7

Germán Cano

Alamy Stock Photo

2 de 7

Gabigol

Ruano Carneiro/Getty Images

3 de 7

Pedro Guilherme

Daniel Garzon Herazo/NurPhoto via Getty Images

4 de 7

Jogadores do Fluminense

Wagner Meier/Getty Images

5 de 7

Germán Cano

MARCELO GONÇALVES/ FLUMINENSE F.C.

6 de 7

John Arias

Wagner Meier/Getty Images

7 de 7

Felipe Luís, treinador do Flamengo

Marcio Machado/Eurasia Sport Images/Getty Images

A procuradoria do STJD também denunciou o gerente de futebol do Flamengo, Bruno Spindel. Após o jogo, que foi 2 a 0 para o Fluminense, ele fez sinal de “roubo” para o árbitro Raphael Claus.

O entendimento da procuradoria foi de que Spindel ofendeu a honra de Claus. O dirigente rubro-negro pode ter que pagar multa de até R$ 100 mil e ser suspenso por ate seis partidas.

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp e assine a newsletter de e-mail

Siga a coluna em Twitter, Instagram, Threads e Bluesky

Adicionar aos favoritos o Link permanente.