Google Maps vai recomendar lugares com IA e alertar eventos climáticos

O Google Maps se integrou ao Gemini e agora oferece aos usuários a opção de fazer buscas por restaurantes, bares, casas de show e muito mais com inteligência artificial (IA). A novidade foi apresentada junto a outros recursos, como o alerta de eventos climáticos no trânsito, nesta quinta-feira (31) pelo Google.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • 10 dicas de como usar o Google Maps | Guia Prático
  • Por que algumas casas aparecem borradas no Google Maps?

A aproximação surge em uma área para enviar comandos de texto para a plataforma de mapas do Google nos aplicativos para Android e iOS. Ao acessá-la, os usuários podem fazer pedidos como “me recomende coisas para fazer com amigos à noite” e receber uma curadoria do Gemini.

Também é possível fazer perguntas sobre a localização, como “o restaurante tem um espaço ao ar livre?”, e receber um resumo com as informações solicitadas.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A ferramenta será liberada primeiro para os Estados Unidos e ainda não tem previsão para chegar ao Brasil.

“Nos próximos meses, você verá experiências semelhantes na Busca — incluindo resumos de avaliações gerados por IA e a opção de fazer perguntas detalhadas sobre lugares”, informou a empresa.

A integração com o Gemini também vai marcar presença no Google Earth.

Google Maps vai recomendar locais com auxílio do Gemini (Imagem: Divulgação/Google)
Google Maps vai recomendar locais com auxílio do Gemini (Imagem: Divulgação/Google)

Alerta de eventos climáticos

Além das indicações, o Maps vai mostrar faixas, marcações para pedestres e placas de trânsito no mapa no modo navegação. Segundo o Google, a novidade tende a auxiliar motoristas em vias desconhecidas com várias faixas, bifurcações e saídas.

Também será possível reportar eventos climáticos no caminho, como ruas alagadas, obstruídas ou de baixa visibilidade, para que outros motoristas sejam informados com antecedência. Além disso, o app vai mostrar estacionamentos próximos ao chegar no destino informado e apresentar as principais atrações e estabelecimentos no caminho.

Os apps para Android e iOS vão receber a capacidade de explorar ao longo do caminho, as notificações de eventos climáticos e a orientação de chegada a partir da próxima semana. A distribuição desses recursos será global.

a navegação aprimorada vai marcar presença a partir do próximo mês nos aplicativos “em mais de 30 áreas metropolitanas”. O Google pretende expandir o acesso para mais lugares ao longo do tempo.

Novos recursos de navegação do Google Maps chegarão em breve (Imagem: Divulgação/Google)
Novos recursos de navegação do Google Maps chegarão em breve (Imagem: Divulgação/Google)

Visualização imersiva no Google Maps

Outro anúncio gira em torno da visualização imersiva, que permite visualizar com detalhes estádios, parques e rotas através de inteligência artificial, imagens e visão computacional. De acordo com o Google, será possível ver até mesmo as condições climáticas e tráfego em horários selecionados.

“A partir desta semana, o recurso será expandido para 150 cidades globalmente, incluindo locais como Bruxelas, Kyoto e Frankfurt. Continuamos a adicionar novas categorias de lugares, como universidades, uma ótima maneira de fazer seu próprio tour pelo campus”, informou a companhia. 

Já o Waze recebeu uma função para reportar problemas na via por comandos de voz com auxílio do Gemini.

“O Conversational Reporting será lançado em versão Beta para testadores confiáveis ​​do Waze no mundo todo esta semana em inglês no Android e iOS, com planos de expansão para mais usuários e idiomas nos próximos meses”, diz a nota.

Confira outras matérias do Canaltech:

  • Marvel confirma oficialmente seu herói mais importante da Terra
  • Monte Fuji bate recorde de período mais longo sem neve
  • Bumble terá novas opções para “quebrar o gelo” após o match

VÍDEO: RUAS ANTIGAS NO GOOGLE MAPS #Shorts

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.