CPU Apple M4 Max estreia com velocidade de memória absurda

Os novos processadores M4 e suas diferentes variantes foram revelados pela Apple nesta semana. Ao todo, são três chips, assim como na geração passada, e a versão M4 Max entrega largura de banda de memória de mais de 500 GB/s, valor superado somente pelas versões Ultra da primeira e segunda gerações.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • iPhone 11 é o celular Apple mais revendido no Brasil
  • Apple Intelligence tem lista de espera após lançamento do iOS 18.1

O Apple M4 Max, que é o mais forte da nova geração, tem suporte a 128 GB de memória RAM e alcança 546 GB/s de largura de banda. Comparado com o SKU abaixo dele, o M4 Pro, esses números caem pela metade, já que ele suporta 64 GB e largura de 273 GB/s.

Evolução do Apple M4 Max

Essa grande quantidade de memória e largura de banda “permite aos desenvolvedores interagirem facilmente com LLMs que tenham quase 200 bilhões de parâmetros”. Esse chip apresenta grande evolução sobre o mesmo segmento das gerações passadas, como explica a Apple:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“O M4 Max é a melhor opção para cientistas de dados, artistas 3D e compositores que levam os fluxos de trabalho profissionais ao limite. Ele tem uma CPU de até 16 núcleos, com até 12 núcleos de desempenho e quatro núcleos de eficiência. Ela é até 2,2x mais rápida do que a CPU do M1 Max e até 2,5x mais rápida do que o chip AI PC mais recente. A GPU tem até 40 núcleos para desempenho até 1,9x mais rápido do que o M1 Max e até 4x mais rápido do que o chip AI PC mais recente. Assim, cargas de trabalho pesadas, como a eliminação de ruído de vídeos no DaVinci Resolve Studio, agora podem ser executadas em tempo real”.

Diagrama do M4 Max (Imagem: Apple/Divulgação)

Para efeito de comparação, os chips M1 Ultra e M2 Ultra chegavam a 800 GB/s. Esse número bastante alto foi possível por causa da tecnologia UltraFusion da Apple, que combinava dois chipsets da categoria Max. A primeira geração suporta 128 GB, enquanto a segunda suporta 192 GB, valor que não voltou mais nas gerações seguintes.

A Apple abandonou o segmento Ultra de seus chips na geração passada (M3), indo agora até o Max. Junto com a nova geração de processadores, a gigante da tecnologia revelou também novas versões do Mac mini, iMac e MacBook.

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.