PS5 Pro e PSSR impressionam os desenvolvedores

Faltando literalmente uma semana para o lançamento do PS5 Pro, os desenvolvedores passaram a se pronunciar sobre a chegada do console e da tecnologia PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR).

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • PS5 Pro: qual é o processador equivalente em um PC gamer?
  • PS5 Pro já está nas lojas uma semana antes do lançamento oficial

Ao Wccftech, o diretor da franquia Dying Light, Tymon Smektala, e o programador de motor gráfico da Nexon, Junhwan Kim, reforçaram que o novo console trará um grande salto de desempenho. Kim trabalhou em The First Descendant e revelou que o PSSR surpreende mais do que outras tecnologias de upscaling, como a NVIDIA DLSS.

Para o programador, cada serviço de upscaling traz pontos positivos e negativos, mas revela que o existente no PS5 Pro surpreendeu a equipe de forma positiva:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Cada tecnologia de upscaling tem suas próprias vantagens e desvantagens. PSSR entrega uma qualidade de imagem superior em comparação a qualquer outra presente no mercado”.

The First Descendant vai trazer mais detalhes com o PSSR e ray tracing (Imagem: Divulgação/Nexon)

Melhorias do PS5 Pro

De todos os recursos vistos no PS5 Pro, Kim destaca que o PSSR se sobressaiu durante o desenvolvimento de algumas versões de jogos para a nova plataforma:

“Como vocês sabem, o PS5 Pro é baseado em três principais recursos: desempenho aprimorado de GPU, arquitetura de ray tracing melhorada com uma nova instrução de comando e o upscaling por inteligência artificial. O aspecto que mais nos impressionou durante o processo de adaptação para o PS5 Pro foi o PSSR”

Ele também explica que, no PlayStation 5 padrão, há opção para usar o AMD FSR. Porém, isso traz alguns problemas como pixel ghosting e pixel jittering. Já no novo dispositivo, o PSSR reduz esses problemas e entrega resultados que surpreenderam.

Kim também explica quais serão as principais diferenças na nova versão de The First Descendant que chegará ao console:

“Nós miramos em trazer uma resolução maior e mais recursos ray tracing para o PS5 Pro. Em termos de ray tracing, nós expandimos tecnologias como a oclusão de ambiente, difusão Lumen, ray-traced opaque e translucidez do reflexo de superfícies”. 

Lançamento do PS5 Pro

O PS5 Pro possivelmente será o último videogame lançado na atual geração, caso a Microsoft não conclua seus planos de trazer algo similar ao que vimos com o Xbox One X nos próximos anos.

Faltam duas semanas para o lançamento do PS5 Pro (Imagem: Divulgação/Sony)

O PlayStation 5 Pro tem data de estreia marcada para o dia 7 de novembro no Brasil. O preço sugerido do novo console da Sony é  R$ 6.999.

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.