Xiaomi CIVI 4 Pro chega como primeiro celular com Snapdragon 8s Gen 3

Conforme havia revelado em teasers divulgados nos últimos dias, a Xiaomi lançou nesta quinta-feira (21) o CIVI 4 Pro, não só o primeiro membro “Pro” da linha CIVI, como ainda o primeiro smartphone do mundo a ser oficializado com o novo Snapdragon 8s Gen 3. O aparelho faz justiça ao nome ao trazer uma ficha técnica bastante encorpada, que o deixa muito próximo de celulares mais premium da gigante, além de incluir lentes desenvolvidas pela Leica, algo inédito nas famílias de intermediários da Xiaomi.

  • Xiaomi Mix Flip pode chegar ao mercado global
  • POCO pode lançar seu primeiro tablet em breve

A novidade chega recheada de destaques, começando pelo design — apesar de não trazer mudanças drásticas em relação ao CIVI 3, mantendo aspectos como o módulo circular de câmeras no canto superior esquerdo, o CIVI 4 Pro embarca refinamentos para chamar mais atenção. Por padrão, o acabamento é feito em vidro de dupla tonalidade, nas cores preto, rosa e azul, mas há um modelo em verde com tecido que imita couro inspirado nas obras do renomado artista francês Claude Monet.

Além das cores tradicionais, o Xiaomi CIVI 4 Pro receberá uma edição especial que mescla tecido e vidro nos tons de azul/ciano, branco e vermelho (Imagem: Reprodução/Xiaomi)

Uma edição limitada também será oferecida em três cores adicionais, que mesclam vidro preto com tecido nos tons de branco, rosa-choque e azul/ciano. A variedade lembra as cores do SU7, o primeiro carro elétrico da Xiaomi, ainda que a marca não tenha confirmado a relação entre a versão especial do celular e o veículo.


Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.

O novo intermediário da gigante também é o primeiro smartphone do mundo a ser revelado com o inédito processador Snapdragon 8s Gen 3, uma versão mais simples do 8 Gen 3 tradicional que promete oferecer a maior parte dos recursos premium do topo de linha da Qualcomm, incluindo conectividade robusta e IA generativa, em um pacote mais acessível. A plataforma é acompanhada por aqui de 12 GB ou 16 GB de RAM e 256 GB ou 512 GB de armazenamento.

A tela é mais um aspecto que aproxima o novo CIVI a modelos mais caros: temos um painel AMOLED de 6,55 polegadas, com resolução 1,5K de 2.750 x 1.236 pixels, taxa de atualização de 120 Hz e suporte a HDR nos padrões HDR10+ e Dolby Vision. O vidro possui proteção Gorilla Glass Victus 2, enquanto o pico de brilho coloca o lançamento no patamar mais avançado do mercado, ao atingir 3.000 nits. Complementa a experiência o sistema de som estéreo com áudio espacial Dolby Atmos.

Outro aspecto a receber capricho da Xiaomi são as câmeras, que tornam o CIVI 4 Pro o primeiro intermediário da empresa a contar com lentes desenvolvidas junto à Leica. O conjunto traseiro é munido de sensor principal de 50 MP com estabilização óptica (OIS), ultrawide de 50 MP com campo de visão razoável de 120° e telefoto modesta de 12 MP com zoom óptico de 2x. Para selfies, duas câmeras frontais foram instaladas no entalhe em formato de pílula, ambas de 32 MP, sendo uma lente tradicional e outra ultrawide.

 

Alimenta o sistema uma bateria de 4.700 mAh com carregamento rápido de 67 W, que promete recuperar 100% da carga após 40 minutos na tomada. A proposta mais acessível se mostra na ausência de recarga sem fio, mesmo com o kit de recursos premium.

No mais, o lançamento possui conectividade 5G, Wi-Fi 6 — limitação curiosa considerando que o 8s Gen 3 possui suporte a Wi-Fi 7 —, Bluetooth 5.4, NFC, chip Pengpai T1 para otimizar a recepção de sinal sem fio, leitor de digitais sob a tela e Android 14 rodando sob a interface HyperOS. Promessas de atualizações não foram divulgadas até o momento.

Preço e disponibilidade

O Xiaomi CIVI 4 Pro entra em pré-venda na China já nesta quinta-feira (21), com disponibilidade prevista para 1º de abril e preços sugeridos que partem de 2.999 yuan (~R$ 2.070), chegando aos 3.599 yuan (~R$ 2.485) na edição especial.

Dados obtidos pelo site GSMChina em códigos do sistema da Xiaomi indicam que o aparelho pode ser quase exclusivo do mercado chinês, devendo ser levado apenas à Índia, o que contraria as expectativas de vermos uma estreia global sob o nome Xiaomi 14 Lite.

Dito isso, nada impede a fabricante de rever os planos no futuro, ou mesmo disponibilizar o CIVI 4 Pro sob um nome diferente em alguma das linhas da Redmi e POCO, com a segunda já figurando entre os rumores — a marca pode revelar em breve o POCO F6 com Snapdragon 8s Gen 3, e não seria impossível para o dispositivo ter algum “parentesco” com o CIVI 4 Pro.

Xiaomi CIVI 4 Pro: ficha técnica

  • Tela: AMOLED de 6,55 polegadas, resolução 1,5K de 2.750 x 1.236 pixes, taxa de atualização de 120 Hz, brilho máximo de 3.000 nits, HDR com HDR10+ e Dolby Vision, Gorilla Glass Victus 2
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 8s Gen 3
  • Memória RAM: 12 GB ou 16 GB LPDDR5X
  • Armazenamento interno: 256 GB ou 512 GB UFS 4.0
  • Câmera traseira: 50 MP (Principal, f/1.63, OIS) + 50 MP (Ultrawide, f/2.2, 120°) + 12 MP (Telefoto, f/1.98, AF, zoom óptico de 2x)
  • Câmera frontal: 32 MP (Principal, f/2.0, 78°) + 32 MP (Ultrawide, f/2.4, 100°)
  • Dimensões: 157,2 x 72,8 x 7,8 mm
  • Peso: 179 g
  • Bateria: 4.700 mAh com carregamento rápido de 67 W
  • Extras: 5G, Wi-Fi 6 Dual Band, Bluetooth 5.4, NFC, leitor de digitais óptico sob a tela, som estéreo com Dolby Atmos, chip Pengpai T1 para otimização de sinal
  • Cores disponíveis: preto (vidro), rosa (vidro), azul (vidro) e verde (tecido); edição especial em vidro + tecido nas cores branco, rosa e azul
  • Sistema operacional: Android 14, sob a HyperOS

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • WhatsApp ganha novo visual no Android com barra inferior
  • Galaxy S22 pode receber Galaxy AI no fim das contas
  • LG lança ar-condicionado Bi-Split Frio capaz de resfriar dois ambientes
  • Veja o primeiro paciente com chip da Neuralink jogando xadrez
  • 5 motivos para não usar o WhatsApp Prime
  • GTA 6 pode não rodar a 60 fps nem no PS5 Pro no lançamento
Adicionar aos favoritos o Link permanente.