Vermifugação: por que e como proteger seu pet de graves problemas

A vermifugação é imprescindível para a manutenção da saúde e bem-estar dos pets. O procedimento é responsável por manter os animais protegidos contra a ação dos vermes, que podem se alojar no esôfago, estômago, intestino, coração, pulmão e rins dos animais causando uma série de problemas de saúde.

“As verminoses são causas comuns de idas ao veterinário. A doença afeta o organismo dos cães causando sintomas como diarreia, vômito, apatia, anemia, diminuição do apetite, entre outros. Em casos graves, a infestação pode até mesmo resultar no óbito do animal”, explica Marina Tiba, médica veterinária gerente de produtos da unidade pet da Ceva Saúde Animal.

Entre os vermes mais comuns estão os nematódeos e cestódeos. A maior parte das contaminações acontecem por via oral-fecal. Isto é, quando o animal entra em contato com fezes ou objetos que estejam contaminados com ovos ou larvas de verme, contato com hospedeiros intermediários e até mesmo por via placentária da cadela prenhe para o filhote.

“Os animais acometidos podem apresentar sinais clínicos leves, que surgem e desaparecem muito rápido ou até mesmo não ter nenhum sinal evidente. Isso acaba não acendendo um alerta no tutor. Porém, qualquer verminose que acomete os animais causa danos, que variam de acordo com a espécie do parasita, quantidade presente no organismo e órgão afetado”, detalha Marina.

Continue a leitura no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.