Missão Enem: Colégio Sigma promove encontro com dicas valiosas

Neste domingo (3/11) e no próximo (10/11), 4.325.960 de inscritos farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Brasil. Esta edição contará com 140 mil salas de prova, em cerca de 10 mil locais de aplicação, distribuídas em 1.753 municípios.

Antes dessas datas, a preparação para as provas foi fundamental para os estudantes que pretendem usar o exame para ingressar no Ensino Superior tanto de universidades públicas quanto de privadas.

Por isso, o Colégio Sigma promoveu nessa sexta-feira (1º/11), o Missão Enem — evento em que professores deram dicas e insights valiosos para os alunos que farão o exame.

De acordo com Marcelo Tavares, diretor-geral do Sigma, a ideia de um encontro com professores às vesperas da prova foi importante para que os estudantes se sentissem acolhidos e até para a descompressão daqueles que farão essa avaliação tão decisiva para o futuro profissional.

Fotografia colorida mostrando homem de camiseta preta e braços cruzados-Metrópoles

“O Sigma buscou dar as últimas dicas, com ajustes finais e análises sofisticadas antes das provas.”

Marcelo Tavares, diretor-geral do Sigma

Durante o evento, que reuniu mais de 300 alunos, foram trabalhadas questões das áreas de Linguagens, Redação, História, Geografia e Filosofia com Sociologia com dois professores para cada disciplina.

“A ideia foi trazer edições anteriores de provas, mostrando padrão e raciocínio, mas que também podem ser utilizados em outras avaliações”, explicou Tavares.

Fotografia colorida mostrando professor dando aulão para alunos-Metrópoles

Preparação

O Colégio Sigma acumula no currículo um elevado índice de aprovações nas principais universidades do Brasil e do exterior, além de aulas focadas na aprendizagem com professores dedicados ao sucesso individual de cada aluno.

Desde o Ensino Fundamental, o Colégio Sigma inicia a preparação dos alunos para o Enem, além de fornecer feedbacks detalhados totalmente voltados para os eixos temáticos que são exigidos na prova.

A partir da 1ª série são feitas assembleias e palestras de “Projetos de Vida” e implementação de um itinerário formativo pautado em questões do Enem, incentivando os alunos a desenvolver habilidades não apenas em conteúdo, mas também na resolução estratégica dessas perguntas.

No último ano do Ensino Médio, esse método se intensifica ainda mais com o desenvolvimento de um planejamento estratégico e a ampliação da carga horária de Linguagens e Matemática.

O objetivo é promover discussões contextualizadas sobre as disciplinas. Essas estratégias contínuas permitem ao aluno se preparar com profundidade e confiança para os exames e futuras conquistas acadêmicas.

“Entre os assuntos mais importantes do Enem estão Redação e Matemática. Por isso, o Sigma tem uma das cargas de Matemática mais poderosas com até sete tempos da disciplina. Nosso itinerário é composto por questões que são trabalhadas semanalmente com vestibulares anteriores”, garantiu o diretor-geral.

Fotografia colorida mostrando alunos estudando com os cadernos-Metrópoles

Clea Maduro, professora de Redação, enfatiza a relevância do projeto Missão Enem, que oferece suporte e motivação aos alunos nesta fase final de preparação.

Como dica, a docente recomenda que, durante a prova, a redação seja a primeira etapa. “Abra o caderno, veja o tema, monte o seu projetinho de texto, depois partiu para prova. Quando der 40 minutos, volte para elaborar o rascunho.”

Fotografia colorida de aluna durante aulão em pé posando para a foto-Metrópoles

Ana Beatriz Lacerda Almeida (foto acima), de 18 anos, destaca que o Missão Enem é excelente para a revisão de conteúdos e para a retomada de assuntos que poderiam ter sido esquecidos.

Nos últimos dias antes das duas provas, Ana Beatriz planeja resolver mais questões, porém focar mais em uma boa noite de sono. “Não vou me sobrecarregar, ter uma boa rotina de sono e só revisar o básico.”

Fotografia colorida mostrando aluno de braços cruzados-Metrópoles

“Matemática é um desafio para mim, mas o Sigma tem uma vertente inteira de aulas para que possamos revisar conteúdos de provas anteriores, além do Avante, cursinho oferecido pelo colégio”, afirmou o estudante Yuri Celuppi (foto acima), de 16 anos, que pretende fazer Medicina.

Sobre o Missão Enem, ele agradece a iniciativa: “é necessário ter esses aulões, pois é um momento agradável de estudar e fixar conteúdos”.

Fotografia colorida mostrando aluna de braços cruzados e encostada em parede com o nome do colégio-Metrópoles

Já Lara Lobato Mello (foto acima), de 18 anos, afirma que o Missão Enem fornece suporte essencial para os estudos. “O Sigma conseguiu me dar um norte para focar e ter garantia nas questões que eu sei.”

Colégio Sigma

Site | Facebook | Instagram

Adicionar aos favoritos o Link permanente.