Médica lista 7 hábitos que podem te deixar com a barriga inchada

Olhar-se no espelho e ver que a barriga está inchada. Na busca para tentar aliviar a condição, há quem “corra” atrás de “fórmulas mágicas”, entre elas, está o consumo de chás, remédios e frutas, a exemplo do abacaxi e do kiwi. Mas não vale apenas acabar com o sintoma de estufamento, deve-se ficar de olho na causa do quadro, ensinam os especialistas.

De acordo com a médica Priscila Antunes, do Rio de Janeiro, há hábitos que deixam a barriga inchada. Em entrevista à coluna Claudia Meireles, a especialista atuante em nutrição e endocrinologia elenca sete situações e práticas capazes de fazer a região abdominal estufar.

A médica destacou que o principal hábito responsável pelo inchaço na barriga envolve a má digestão, intolerâncias alimentares e o consumo de alimentos fermentáveis, também conhecidos como FODMAPS. “São feijões, cebola, alho, brócolis e trigo, que podem causar gases em pessoas sensíveis”, salienta.

Foto colorida de uma mulher com a mão na barriga - Metrópoles
Alguns hábitos prejudicam a digestão e a consequência é o inchaço da barriga

Na segunda colocação da lista de Priscila consta comer muito rápido, hábito prejudicial para a digestão por atrapalhar o organismo a se preparar adequadamente para o processo digestivo. Com especialidade em clínica generalista, a médica menciona a constipação, resultante “da falta de fibras e baixa ingestão de água”.

Conforme a especialista, as flutuações hormonais, como o ciclo menstrual e predominância estrogênica, também tendem a favorecer o estufamento da barriga. O mesmo ocorre com relação à falta de movimentação, segundo Priscila Antunes: “A ausência de atividade física pode desacelerar o trânsito intestinal, o que contribui para o inchaço”.

Na sexta posição da listagem da médica sobre barriga inchada aparece a ingestão de alimentos inflamatórios, como açúcar e industrializados. A expert em clínica generalista finaliza o rol pontuando que o estresse e a ansiedade são condições que provocam alterações na motilidade intestinal.

Foto de intestino desenhado em abdômen de mulher com top e microshort na cor branca - Metrópoles
Segundo a médica, o estresse e a ansiedade alteram a motilidade intestinal

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.