Halo Space quer levar grátis um turista a cada voo na estratosfera

O turismo espacial já é realidade, mas só para aqueles que podem desembolsar algumas centenas de milhares de dólares para ver a curvatura da Terra do espaço. Pensando nisso, a espanhola Halo Space planeja oferecer voos espaciais turísticos com um balão — com a diferença de que uma pessoa vai poder participar de cada voo gratuitamente.

  • Turismo espacial | Quanto custa e como se candidatar para ir ao espaço?
  • Turistas espaciais também devem ser chamados de astronautas?

Os clientes da Halo Space vão viajar à estratosfera (segunda camada da atmosfera da Terra, que chega a até 50 km de altitude) a bordo de uma cápsula esférica que comporta até oito passageiros e um piloto; a expectativa é que cada voo leve também um tripulante que recebeu o ingresso gratuitamente. Por enquanto, não há informações sobre como concorrer ao bilhete. 

Usando um balão de hélio, a cápsula vai subir ao longo de algumas horas até a estratosfera. A descrição pode soar familiar, e de fato, é: a Space Perpsective, por exemplo, também planeja oferecer voos espaciais turísticos na estratosfera, com uma cápsula sustentada por um balão. No caso da Halo Space, os ingressos para a experiência de três dias custam a partir de US$ 164 mil.


CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

Segundo a empresa, os voos são lançados antes do amanhecer para que os passageiros possam admirar o Sol nascendo na estratosfera. Após chegar a altitudes acima daquela dos voos comerciais, de 11 km, os participantes podem explorar a cabine e tirar fotos, enquanto a cápsula continua subindo. A Halo Space descreve que, aos 35 km de altitude, o ponto mais alto do voo, “a curvatura da Terra se torna visível com seu halo azul”. 

A Halo Space destaca que, neste momento, os passageiros podem experimentar o chamado “overview effect” (“efeito de visão geral”, em tradução livre). A expressão foi criada por Frank White, e basicamente descreve a percepção que algumas pessoas têm após er a Terra imersa no espaço, como uma esfera azul pequena e frágil em meio à escuridão. 

Em dezembro de 2022, a Halo Space completou seu primeiro teste de voo, sem tripulação a bordo. Um protótipo da cápsula HALO chegou a 37 km de altitude, e depois pousou em segurança na área planejada.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • WhatsApp ganha novo visual no Android com barra inferior
  • Veja o primeiro paciente com chip da Neuralink jogando xadrez
  • 5 motivos para não usar o WhatsApp Prime
  • Galaxy S22 pode receber Galaxy AI no fim das contas
  • GTA 6 pode não rodar a 60 fps nem no PS5 Pro no lançamento
  • LG lança ar-condicionado Bi-Split Frio capaz de resfriar dois ambientes
Adicionar aos favoritos o Link permanente.