Como eles chegam ao dia da eleição: Trump, sombrio, Kamala otimista

Donald Trump e Kamala Harris encerraram suas campanhas na segunda-feira (4) com estados de espírito totalmente diferentes: o ex-presidente, parecendo esgotado em arenas vazias, afirmou que o país está à beira da ruína, enquanto a vice-presidente prometeu um futuro de união enquanto apoiadores energizados gritavam ao lado dela: “Não vamos voltar”.

Em parada após parada, os dois rivais essencialmente ofereceram visões diametralmente opostas da realidade. Trump levantou o espectro da imigração descontrolada e os perigos das políticas Democratas ao falar para multidões na Carolina do Norte e Pensilvânia, com outra parada planejada em Michigan.

Mais otimista, Kamala cruzou a Pensilvânia, que detém 19 votos no Colégio Eleitoral que podem decidir a corrida. Parando em Scranton, Allentown e Pittsburgh antes de um comício noturno na Filadélfia, Kamala falou sobre fortalecer a economia e restaurar os direitos federais ao aborto. Pregou um novo recomeço:

– Vemos nossos compatriotas americanos não como inimigos, mas como vizinhos.

A cerca de 30 milhas de distância, Trump retratava os imigrantes sem documentos como criminosos, doentes mentais, selvagens e animais. Ele e Kamala se valeram de apoiadores hispânicos para atrair os eleitores latinos. O rapper Fat Joe envergonhou seus companheiros latinos em Allentown ao perguntar:

– Onde está seu orgulho?

Trump, chegando ao fim de uma maratona extenuante que começou em 2022, parecia visivelmente cansado,e lutava contra a fadiga diante de multidões apáticas. Kamala, revigorada após uma corrida de apenas três meses, apelou para a unidade e criticou Trump sem pronunciar seu nome:

– A medida de um verdadeiro líder não se baseia em quem você derrota. Baseia-se em quem você eleva.

Apesar dos discursos muito diferentes, as pesquisas sugerem que a disputa continua acirrada, com os candidatos empatados ou mantendo apenas uma pequena vantagem em todos os sete estados-chave dessa eleição.

Trump espera se tornar o primeiro presidente em mais de 120 anos a retornar ao cargo após uma derrota; e Kamala, fazer história como a primeira mulher presidente dos Estados Unidos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.