Microsoft Surface Pro 10 e Laptop 6 são os primeiros “AI PCs” da marca

Em anúncio feito nesta quinta-feira (21), a Microsoft atualizou a família de dispositivos Surface com versões dedicadas para empresas, apresentando o Surface Pro 10 e o Surface Laptop 6 for Business. Os aparelhos trazem como destaques o processamento atualizado com chips Intel Core Ultra, design renovado e maior foco em Inteligência Artificial, apoiada na integração ampliada e tecla dedicada para o Windows Copilot, sendo considerados os primeiros “AI PCs” da gigante.

  • ASUS lança notebook híbrido ROG Flow Z13 no Brasil com Core i9
  • OneDrive terá IA para remover objetos de fotos no celular

Opção voltada para maior portabilidade, o Microsoft Surface Pro 10 for Business mantém o formato de tablet dos antecessores, enquanto marca uma mudança bem-vinda para a linha ao adotar os processadores mais recentes da Intel — modelos anteriores costumavam adotar gerações mais antigas de chips. A novidade vem embarcada com CPUs Core Ultra 5 135U e Core Ultra 7 165U, acompanhadas de até 64 GB de RAM LPDDR5X (soldada na placa) e até 1 TB de armazenamento SSD M.2 NVMe PCIe 4.0.

A companhia destacou como a NPU integrada é um elemento importante para a ampla adoção de recursos de IA, além de ter forte influência em melhor autonomia de bateria, que possui capacidade de 48 Wh e entregaria até 19 horas de autonomia mesmo em cenários mais exigentes. Além disso, seguindo outras fabricantes de notebooks, o Windows Copilot está mais integrado, possuindo tecla dedicada no teclado removível e comunicação contínua com o Windows 365, a versão na nuvem do sistema operacional.


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!

O Microsoft Surface Pro 10 for Business traz processador Intel Core Ultra série U, tela com camada antirreflexo personalizada e conectividade 5G opcional (Imagem: Divulgação/Microsoft)

O display IPS LCD do Surface Pro 9 retorna, mantendo as 13 polegadas, a resolução de 2880 x 1920 pixels, a taxa de atualização de 120 Hz e a sensibilidade ao toque, mas está agora mais brilhante e munido de uma camada antirreflexo personalizada — o painel OLED apontado por rumores está ausente, ao menos por enquanto.

Os ganhos em brilho seriam de cerca de 33%, estando também associados a melhorias no constraste, enquanto a tecnologia de redução de reflexos seria preparada para impedir que haja perda na precisão de cores e definição, sem deixar de aprimorar o uso em ambientes muito iluminados.

As mudanças que dão ao Surface Pro 10 o título de “for Business” estão nos recursos pensados para empresas. Donos da máquina poderão tirar proveito de ferramentas mais robustas de gerenciamento, incluindo o novo Surface Management Portal, elementos de segurança “do hardware à nuvem” e tecnologias muito utilizadas por esse público, como o leitor de tags NFC para login protegido de múltiplos perfis. Fora isso, pela primeira vez em um Surface com processadores Intel, há suporte opcional às redes 5G.

O tablet da Microsoft teria “a melhor webcam de um PC”, com resolução 1440P, amplo campo de visão e os Windows Studio Effects (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Outro ponto forte do aparelho é a webcam, anunciada pela companhia como “a melhor webcam em um PC” no momento. Além dos Studio Effects que rodam na NPU, oferecendo borrão de fundo e cancelamento de ruído sem estressar a CPU e a GPU, a solução tem campo de visão amplo de 114° e resolução 1440P, devendo oferecer ótima qualidade durante as conferências.

Também são destaques a conectividade com duas portas Thunderbolt 4, Bluetooth 5.3 e Wi-Fi 6E, som estéreo com áudio espacial Dolby Atmos, suporte às canetas stylus que operam no protocolo da Microsoft, recarga de 45 W via conector magnético Surface e Windows 10 ou 11 Pro de fábrica.

Surface Laptop 6 é opção de formato tradicional

Opção para quem ainda prefere o formato tradicional, o novo Surface Laptop 6 for Business foi “redesenhado de dentro para fora” segundo a Microsoft, embarcando processamento moderno mais potente que o “irmão” Pro 10. Temos por aqui opções com chips Intel Core Ultra 5 135H e Intel Core Ultra 7 155H, junto de até 64 GB de RAM LPDDR5X e até 1 TB de armazenamento SSD M.2 NVMe PCIe 4.0.

Disponível em verssões de 13,5 e 15 polegadas, o Microsoft Surface Laptop 6 for Business é a opção para quem prefere o formato de notebook tradicional (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Também de forma similar ao modelo 2 em 1, a IA tem destaque, sendo aprimorada pela NPU dos processadores sem impactar de forma significativa a bateria de 47 Wh. Há tecla dedicada para o Copilot, e a forte integração com Windows 365.

Quase não tivemos modificações na tela em comparação com o Surface Laptop 5: apesar de também haver a camada antirreflexo personalizada, os painéis são idênticos aos da geração anterior, com opções IPS LCD de 13,5 ou 15 polegadas sensíveis ao toque, apresentando resoluções de 2256 x 1504 pixels e 2496 x 1664 pixels, respectivamente.

Em vez de NFC, o Surface Laptop 6 possui leitor de smart cards, que acaba oferecendo função de segurança similar (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Curiosamente, a webcam não é tão avançada quanto a adotada no Surface Pro 10, mesmo que haja melhorias. Sai o sensor modesto de 720P do notebook do ano passado para entrar um sensor melhorado de resolução 1080P no Laptop 6, com os Windows Studio Effects.

Como o nome sugere, as funções for Business estão presentes por aqui, incluindo a segurança aprimorada e o gerenciamento via Surface Management Portal, mas o leitor de NFC dá lugar a um slot para Smart Card, que possui função similar, mas exige o encaixe do cartão.

 

Fecham o pacote a porta Thunderbolt 4 (há duas delas no modelo de 15 polegadas), Bluetooth 5.3, Wi-Fi 6E, som estéreo com áudio espacial Dolby Atmos, suporte às canetas stylus, recarga de 45 W via conector Surface e Windows 10 ou 11 Pro de fábrica.

Há ainda duas novidades interessantes que compreendem tanto o Surface Pro 10 quanto o Surface Laptop 6: os acessórios destinados a oferecer maior acessibilidade ganham versões focadas no mercado empresarial, e o interior dos aparelhos foi reprojetado para facilitar o conserto. Além de menos parafusos, que são padronizados, há códigos QR espalhados pelas peças que podem ser substituídas para oferecer de forma rápida instruções para a troca e reparo.

Modelos com Snapdragon chegam em maio

Em paralelo com o evento de anúncio, a Microsoft conversou com alguns veículos de imprensa para discutir os planos da linha Surface for Business, fornecendo informações interessantes sobre as versões dos novos Surface voltadas para os consumidores comuns.

As versões para consumidores dos novos Surface podem ser revelados em 20 de maio, posicionando-se como os primeiros laptops do mundo com o aguardado Snapdragon X Elite (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

A novidade mais importante foi a confirmação de um evento focado “na visão de IA em hardware e software”, marcado para 20 de maio. Segundo os rumores, os dispositivos para o público geral serão revelados na ocasião, com ao menos um deles equipado com o aguardado processador Snapdragon X Elite, plataforma da Qualcomm que promete revolucionar o mundo da computação Windows. Considerando a data, essas variantes poderiam ser os primeiros notebooks do mundo alimentados pelo chip estreante.

Outro ponto curioso remete aos rumores que circularam citando a adoção de uma tela OLED no Surface Pro 10. A versão for Business segue utilizando LCD, mas ao ser questionada pelo The Verge, a gerente geral da divisão Surface, Nancie Gaskill, disse que “[a Microsoft] não anunciaria esse produto no momento”, sinalizando que sua existência é real. Devemos entender melhor os planos da marca no evento de maio.

Preço e disponibilidade

Os Microsoft Surface Pro 10 e Laptop 6 for Business entram em pré-venda já nesta quinta (21), com disponibilidade exclusiva para empresas prevista para 9 de abril e preços que partem de US$ 1.199, ou cerca de R$ 5.975 em conversão direta. A linha não é vendida no Brasil, e não há expectativas de vermos os aparelhos serem trazidos para cá.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Cientistas fazem duas IAs conversarem entre si pela 1ª vez
  • Passagem de estrelas vizinhas mudou a órbita da Terra
  • Fallout | Amazon divulga cena inédita do live-action
  • WhatsApp ganha novo visual no Android com barra inferior
  • Facebook quer que você volte a cutucar os amigos na rede
  • 5 motivos para não usar o WhatsApp Prime
Adicionar aos favoritos o Link permanente.