Vídeo flagra astronautas da China saindo de cápsula após fim de missão

Os astronautas chineses da missão Shenzhou-18 voltaram para a Terra no domingo (3), pousando em Dongfeng, no norte da China. Eles chegaram à estação espacial chinesa Tiangong em abril e somaram mais de seis meses em órbita. 

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • China publica as primeiras fotos da estação espacial Tiangong pronta
  • Astronautas da China mostram como estação espacial é por dentro; veja vídeo

 

O pouso aconteceu por volta das 14h24 no horário de Brasília. Segundo a agência espacial chinesa CMSA, os tripulantes da Shenzhou-18 Ye Guangfu, Li Cong e Li Guangsu estão em boas condições após o retorno. 

Antes de deixarem as instalações, o trio recebeu os membros da Shenzhou-19, o que fez com que a China tivesse temporariamente seis astronautas no espaço. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Durante a estadia, o comandante Ye e seus colegas conduziram uma série de experimentos e estudos. Além disso, eles realizaram uma caminhada espacial de quase 8,5 horas de duração, sendo mais longa que qualquer outra já realizada por outros taikonautas (nome dado aos astronautas da China). 

Ainda, o comandante se tornou o primeiro astronauta do país a somar 365 dias em órbita no total. Ele já havia servido na missão Shenzhou-13, conduzida entre 2021 e 2022. 

O país planeja manter sua estação espacial Tiangong ocupada permanentemente e em operação por pelo menos uma década. Futuramente, os oficiais chineses planejam adicionar novos módulos ao complexo, e devem lançar também um telescópio parecido com o Hubble. Desta forma, o observatório pode ser acoplado à estação para passar por reparos e manutenção quando necessário. 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.