Itaú lança curso de tecnologia assistiva para incluir profissionais

O Itaú e a Alura se uniram para garantir mais acesso ao mercado de tecnologia. Nesta quinta-feira (21), a dupla anunciou um curso de tecnologia assistiva para auxiliar profissionais com deficiência a configurar e usar as ferramentas de acessibilidade.

  • 10 recursos de acessibilidade do Android para você usar
  • 5 cursos gratuitos para aprender sobre Inteligência Artificial

Curso de tecnologia assistiva

O curso é voltado para Pessoas com Deficiências (PcDs) da escola de tecnologia, que oferece trilhas sobre programação, ciência de dados e afins. Durante as aulas sobre tecnologia assistiva, os alunos recebem instruções para configurar o Windows e utilizar as ferramentas básicas de acessibilidade, como os leitores de tela e a lupa com alto contraste.

Já a apresentação é feita pela engenheira de software do Itaú, Louise Suelen Araujo Reis, que também é uma pessoa com deficiência visual.


Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

“Nosso propósito não é apenas ensinar a utilização de ferramentas tecnológicas de forma integral, mas também garantir que os estudantes mergulhem no universo da inovação sem restrições”, disse a gerente de Customer Success, Rita Ruas. “Assim, formaremos profissionais capazes de criar produtos e serviços disruptivos, promovendo a conscientização sobre a importância de um mundo com oportunidades iguais.”

Necessidade global

A iniciativa busca atender uma demanda latente do mercado global. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), os produtos assistivos devem se tornar necessidade para mais de 3,5 bilhões de pessoas no mundo todo até 2050.

“[Com o lançamento do curso,] esperamos não apenas ampliar o conhecimento sobre acessibilidade digital, mas também sensibilizar cada vez mais profissionais e futuros profissionais de tecnologia de todo o mercado sobre a importância e a urgência deste tema”, disse o diretor de tecnologia do Itaú Unibanco, Rodrigo Dantas.

As aulas sobre tecnologias assistivas estão disponíveis para todos os estudantes da Alura, que oferece assinaturas com mensalidades a partir de R$ 109. O curso também será oferecido para o público corporativo que utiliza a plataforma de aprendizagem.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Passagem de estrelas vizinhas mudou a órbita da Terra
  • Fallout | Amazon divulga cena inédita do live-action
  • Facebook quer que você volte a cutucar os amigos na rede
  • Cientistas fazem duas IAs conversarem entre si pela 1ª vez
  • WhatsApp ganha novo visual no Android com barra inferior
  • Galaxy S22 pode receber Galaxy AI no fim das contas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.