Personal e nutri dão dicas preciosas para o projeto verão 2025

O verão 2025 está chegando e muitas pessoas ainda estão correndo atrás das metas estabelecidas no início do ano. Nas listas com os objetivos traçados, um desejo é comum para a maioria dos indivíduos: manter a saúde em dia e conquistar o corpo do “projeto verão”.

Faltando menos de dois meses para o fim do ano, a coluna conversou com o personal trainer Lucas Alves e o nutricionista Matheus Maestralle a fim de entender se ainda dá tempo de fazer parte do universo fitness e alcançar os resultados esperados para as férias.

Ainda dá tempo de concluir o projeto verão?

Imagem mostra várias frutas, legumes e carnes permitidas na dieta mediterrânea - Metrópoles
A reeducação alimentar é a melhor opção para perder peso e manter a qualidade de vida

De acordo com o nutricionista Matheus Maestralle, dois meses é o tempo ideal para mudar de estilo de vida e observar as mudanças que fazem parte de um processo mais saudável.

O especialista revela que o período é favorável para conseguir criar novos hábitos alimentares e iniciar com as atividades físicas.

“Neste momento, entendo que o ideal é fugir das frituras como batatas fritas, bolinhos e carnes empanadas. Outro perigo oculto está naqueles pratos preparados por imersão no óleo, que costumam conter bastante caloria, proveniente de gordura saturada, algo que dificulta o emagrecimento por inflamar o corpo e ter calorias excessivas em pequenas quantidades”, alerta Matheus.

Prato de salmão assado
O salmão é famoso por oferecer altos índices de ácidos graxos ômegas 3

Pensando em garantir um plano alimentar a curto prazo, Maestralle indica uma dieta com opções saudáveis e variadas. “Para o projeto verão, o ideal é consumir ⁠peixes e carnes magras, como salmão, filé de frango, patinho e filé-mignon suíno. Para acompanhar, batata inglesa e batata baroa podem ser uma ótima pedida”, explica.

Ele pede, ainda, moderação no consumo de bebidas alcoólicas. “É comum, quando estamos bebendo, beliscar alguns petiscos gordurosos como amendoim ou batata-frita. Então, além da bebida, o hábito de comer essas entradinhas também precisa ser deixado de lado”, comenta.

s morangos se destacam como um agente importante de proteção contra declínio cognitivo relacionado à idade.
Os morangos se destacam como um agente importante de proteção contra declínio cognitivo relacionado à idade.

Sobre os doces, Matheus é enfático. “É melhor esperar para matar a vontade de comer as sobremesas na ceia do Natal. Por enquanto, o ideal é substituir os doces por frutas com menor densidade calórica, como melancia, morango e melão”, brinca.

Exercícios físicos ideais para o final de ano

De acordo com os especialistas, a regra para garantir maior perda de peso está intrinsecamente ligada ao cálculo de déficit calórico, ou seja, quando a pessoa consome menos calorias do que gasta. Diante disso, o personal trainer Lucas Alves revela que estabelecer metas alcançáveis e se manter constante nos exercícios físicos fará diferença para alcançar o corpo desejado para as festas de fim de ano.

“Quando se trata de exercícios físicos, a melhor maneira de conseguir ter constância está em encontrar um treino que você vai conseguir fazer mais vezes e durante mais tempo”, comenta.

Jovem adulto fazendo exercício de extensão de perna na academia - Metrópoles
A musculação ajuda a formar mais massa magra no corpo

Para quem está correndo atrás do prejuízo, o especialista adverte que será preciso manter o ritmo das atividades um pouco mais agressivo do que o normal. “Se a intenção é perder o máximo de calorias possíveis, minha dica é aumentar a intensidade dos exercícios. Por exemplo, uma pessoa que prefere nadar vai alcançar melhores resultados caso aumente a intensidade e o ritmo na natação”, comenta.

Aos adeptos dos treinos de musculação, Lucas reflete que essa pode ser a melhor opção para construir massa magra e garantir que a perda calórica seja maior a cada dia.

“A prática favorece que, através do processo de recuperação, haja maior perda de medidas. Eu recomendaria, para quem está com pressa, priorizar exercícios multiarticulares, ou seja, que favoreçam esforço para várias partes do corpo ao mesmo tempo. Dessa forma, você gasta mais calorias durante o processo e vai precisar de mais tempo para se recuperar”, explica.

Alerta!

Apesar de os especialistas refletirem sobre a possibilidade de conquistar o corpo do projeto verão em um curto prazo, o conselho de ambos é que a mudança de hábito seja o início de um projeto de longevidade.

“Nesses casos em que a pessoa está ansiosa por resultados, o que não pode acontecer é essa busca por remédios como alternativa para acelerar o emagrecimento. A promessa do resultado estético cobra um preço muito caro. Se a pessoa não tiver uma rotina de alimentação saudável ou um planejamento de exercícios pré-pronto, provavelmente vai acabar perdendo mais músculo do que gordura“, alerta.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.